Topo

Descubra como usar a internet em prol da sustentabilidade

Cada dia mais acessível, a internet já é parte da rotina nas grandes cidades. Mas além dos sites de notícia, dos jogos online e das redes sociais, essa ferramenta pode ser uma grande aliada da sustentabilidade. Veja algumas dicas do Portal EcoDesenvolvimento para  utilizar a internet em prol do desenvolvimento sustentável.

Faça supermercado
Muitas redes de supermercados já dispõem de serviços de compras pela internet. Se a sua já tiver, use-o. Além de seguro, o serviço poupa combustível (já que a entrega normalmente é sincronizada e feita de uma vez só, por um único veículo), tempo, dinheiro e estresse. Apenas evite pedir produtos com entrega para o dia seguinte, já que esta urgência geralmente consome muita energia. Também tente fazer as encomendas junto com parentes, amigos e vizinhos. Isso evitará gastos com entregas e viagens desnecessárias.

Pague suas contas
A internet é capaz de encurtar distâncias e agilizar a vida dos mais atarefados, portanto aproveite! Faça transações financeiras online e poupe combustível, papel (de recibos, boletos e comprovantes) e reduza o volume de lixo. Os recibos e comprovantes são digitais e possuem o mesmo valor legal que os impressos, portanto, você só terá que imprimir se for necessário.

Faça reuniões
Sempre que puder, conte com a tecnologia à sua disposição, como o fax, o telefone e a internet, e resolva os problemas do trabalho sem sair do lugar. Um e-mail muitas vezes pode substituir um motoboy e um telefonema em viva-voz pode substituir uma reunião ao vivo. Isso diminui os custos da empresa e evita o deslocamento dos participantes, seja por via aérea ou terrestre.

Use guias de turismo online
Da próxima vez que for viajar, experimente trocar o guia impresso por um online. Algumas ferramentas tecnológicas, como celular e GPS, podem ajudar a desbravar os melhores destinos turísticos sem precisar gastar papel nem tinta de impressora. Mesmo que você precise imprimir algumas folhas, certamente usará uma quantidade bem menor de papel do que se comprasse um guia completo, já que ali tem informações sobre diversos locais, muitos dos quais você não passará nem por perto.

Leia livros eletrônicos
Uma boa maneira de ajudar a economizar papel, salvar milhares de árvores e evitar que livros velhos acabem no lixo é ler e-books. São livros digitais que podem ser visualizados ou baixados no seu computador. O conteúdo é o mesmo que o do livro tradicional, a única diferença é que não agride tanto o meio ambiente.

Se a tela do computador te incomodar durante a leitura, regule a iluminação para torná-la mais confortável. Hoje é possível encontrar inúmeras obras dos mais variados temas com download gratuito na internet. Você ainda pode montar ou incentivar a criação de uma biblioteca virtual no seu trabalho, escola ou faculdade.

Evite os spams
Sabe aqueles e-mails indesejáveis, mais conhecidos como spams, geralmente desprovidos de qualquer serventia e que, ainda por cima, superlotam sua caixa de entrada do correio eletrônico? Além de chatos, esses e-mails ainda prejudicam o meio ambiente. Uma pesquisa feita por uma empresa de softwares detectou que a circulação dessas mensagens consome cerca de 33 bilhões de kilowatts hora por ano, o suficiente para suprir 2,4 milhões de casas com energia elétrica no mesmo período.

Por isso, nunca envie esse tipo de mensagem para os seus contatos e sempre utilize um serviço antispam, que filtra os e-mails indesejados e pode economizar até 135 bilhões de kilowatts/hora por ano – o que teria o mesmo impacto ambiental de se retirar 13 milhões de carros das ruas anualmente.

Contribua com campanhas e mobilizações virtuais
Se informe sobre movimentos que estejam angariando apoio para ações em defesa do meio ambiente ou em prol de uma sociedade mais justa e participe! Assine as petições, divulgue nas redes sociais e apoie os movimentos.

Fonte: Portal EcoDesenvolvimento

Sem Comentários

Postar um Comentário