Topo

Dê partida com tudo em dia! Quais são os impostos obrigatórios e procedimentos para manter a documentação e carteira de habilitação em dia?

Fala, turma! Tudo bem?

Todo início de ano é a mesma coisa: férias, matrícula escolar, pagamento de impostos e muitos outros gastos. Entrou o ano novo, e as pessoas começam a fazer seus planejamentos. Para te ajudar a ficar mais tranquilo com o que pagar, vamos te dar algumas dicas para que você esteja preparado para tomar as melhores decisões, dando partida no novo ano com tudo! Se liga… 

Alguns impostos já devem ser pagos ou possuem a primeira parcela com vencimento neste mês, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, por isso, colocar todas as contas e se organizar para esses gastos é a melhor saída. A conta do IPVA, por exemplo, chega logo nos primeiros dias do ano, a partir disso, você precisa escolher: parcelar ou pagar de uma vez só. Esse é um tipo de imposto estadual cobrado anualmente de quem tem um veículo terrestre. 

Deixe o IPVA do seu caminhão em dia…

A antecipação do pagamento do IPVA é a melhor saída, apesar de sabermos e conhecermos todos os desafios econômicos para manter sua operação rentável e organizada. Não vai ter jeito de antecipar este ano, não se preocupe, e comece a se planejar para o próximo ano. Economize aos poucos ao longo dos meses e já deixe uma reserva para o pagamento à vista.  Pagar em cota única garante um desconto no pagamento.

Curiosidade: você sabe como é feito o cálculo do seu IPVA? 

Mas, você sabe como é feito o cálculo do IPVA do seu caminhão? Esse é um dos pontos mais importantes para você que é caminhoneiro(a), motorista ou gestor(a) de frota. Saber sobre o cálculo pode te ajudar na economia, já que você consegue ter uma previsão de quanto será cobrado. A primeira coisa que precisa verificar é a alíquota que é praticada no seu estado. Para os caminhões, essas taxas são menores, girando em torno de 1% e 1,5% – dependendo do estado onde está emplacado, o valor do IPVA equivale a esse percentual do preço de mercado do seu veículo. O cálculo para se chegar ao valor final do IPVA seria o valor venal (que é uma estimativa realizada sobre o preço de determinados bens com a finalidade de servir como base para cálculo de impostos) do caminhão x alíquota do IPVA. 

Mas, nem só com o IPVA o profissional precisa se preocupar, ele não é a única despesa. É muito importante colocar em um papel todos os custos burocráticos de regularizações, seguros e quaisquer outras pendências que precisam ser pagas. 


Licenciamento

O valor do licenciamento em alguns estados já vem com o IPVA. O valor é variável de acordo com o tipo de veículo, e a emissão do CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) – documento obrigatório do condutor – só é feita após a comprovação do pagamento desse imposto. 

DPVAT

O DPVAT é o seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre e obrigatório por lei (6.194/74), e é utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos motorizados que circulam por terra ou por asfalto. Ele também é pago no início do ano.

É importante lembrar que o documento do veículo do ano vigente só é liberado e entregue para o proprietário do veículo após o pagamento desses impostos obrigatórios. Por isso, não deixe de consultar os prazos para pagamento de acordo com a placa do seu veículo. 

Atenção nunca é demais!

Ano passado, com a pandemia, muitos serviços ficaram atrasados ou foram suspensos, assim como o prazo de exigência do documento de porte obrigatório também sofreu alteração. Antes de se deslocar ou tomar qualquer atitude em relação a impostos do seu veículo, consulte o site do Detran do seu estado. Os prazos para processos e procedimentos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação, infrações de trânsito e veículos variam de acordo com cada estado e alguns serviços ainda estão suspensos ou sendo realizados por agendamentos, por isso, não deixe de se informar, planejar e ter tempo hábil para realizar os procedimentos e seguir todos os protocolos. 

Além dos impostos do início do ano, confira também a sua carteira de habilitação, se está dentro da validade, pontos, multas e infrações. As renovações das habilitações vencidas entre janeiro e dezembro de 2020 sofreram alteração de vencimento por conta da pandemia, assim como a PPD (Permissão para Dirigir), a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) e os certificados de cursos especializados. 

Você que é motorista de caminhão entende ainda mais a importância de andar sempre com a CNH em dia. A validade é o mesmo período da validade dos exames médicos para motoristas, ou seja, cinco anos. Para condutores com 65 anos ou mais, o prazo é de três anos. Se o exame médico venceu, já está na hora de renovar a CNH. O processo de renovação é praticamente igual ao dos motoristas das demais categorias, mas há uma diferença na realização dos exames médicos: para motoristas que trabalham com transporte de bens ou pessoas, como você, caminhoneiro, é preciso a realização do psicotécnico para testar a sanidade mental e condições psicológicas para o exercício da função. Outro exame obrigatório e específico para a categoria é o toxicológico, que aponta se o condutor fez ou não uso de drogas nos últimos 90 dias. Esses exames são feitos para garantir mais segurança a todos. 

Se você comprou um veículo em 2020 ou vendeu, fique atento ao prazo para transferência de acordo com a data de aquisição ou venda. Proprietários de veículo que deixarem de efetuar o registro ou transferência dentro do prazo estabelecido pelo Detran, receberão infração grave. As infrações cometidas a partir de  1º de dezembro de 2020 terão prazos restabelecidos conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para identificação do condutor infrator, defesa da autuação e recurso de multas. 

Para saber qualquer informação, prazo ou procedimento, não deixe de consultar o site ou entrar em contato com o Detran do seu estado. Manter a documentação do seu veículo e a sua CNH em dia é a melhor forma de evitar problemas futuros e pegar as estradas com a segurança de que as obrigações fiscais estão em dia! 

Sem Comentários

Postar um Comentário