Top

De onde vem essa energia?

De onde vem essa energia?

Conheça três maneiras inusitadas de gerar eletricidade de forma limpa.

1. De uma calça: já pensou em utilizar toda a energia que você gasta durante a prática de exercício físico para abastecer o aparelho MP3? Trata-se de uma calça capaz de transformar em eletricidade a energia cinética. A energia gerada viaja a partir de um disco do tamanho de uma moeda próximo ao tornozelo da calça até o bolso da frente, onde fica o aparelho de MP3. Dessa forma, os aparelhos eletrônicos são recarregados com energia limpa, sem afetar o meio ambiente.

2. De um telhado: com a ajuda de telhas de vidro, o telhado de uma casa pode ser um captador solar e ajudar a aquecer a casa sem o uso de aparelhos elétricos. Elas são instaladas sobre uma tela preta de nylon, e a cor escura absorve o calor e faz o ar circular pelas fendas da telha. Depois, o ar quente é direcionado aos acumuladores para aquecer a água. O sistema chega a gerar 350 kWh de calor por metro quadrado, dependendo do ângulo em que as telhas são dispostas, do clima e da latitude locais.

3. De uma torneira: o sistema de permite gerar energia cada vez que a torneira é aberta. A tubulação foi projetada para usar o fluxo de água a fim de ligar um conjunto de minigeradores. A inspiração veio dos moinhos, utilizados há centenas de anos para aproveitar a energia cinética da água para moer grãos, irrigação, drenagem e geração de eletricidade. Como há pequenos moinhos no interior do cano, eles se movimentam produzindo energia elétrica, armazenada em lâmpadas removíveis. Assim que carregadas, as lâmpadas podem ser retiradas e utilizadas.

Fonte: site Planeta Sustentável, por Carolina Bergier, Vida Simples.

Rede Comunicação