Topo

Dakar 2014: veja resumo da sexta e sétima etapas

Um dos pilares do Rally Dakar ao longo de sua história tem sido a exploração de novas terras e na 7ª etapa da prova mais desafiante do mundo, disputada ontem (12 de janeiro), um novo país foi incluído na lista da competição: a Bolívia. Por enquanto, apenas as categorias quads e motos entraram no país, mas espera-se que os carros e os caminhões atravessem as incríveis paisagens de Uyuni em algum momento no futuro.

A 7 etapa levou os caminhões para um laço em torno da cidade de Salta, na Argentina, começando e terminando a corrida na mesma área em um trecho cronometrado de 525 quilômetros atravessando terrenos pedregosos, muita sujeira e algumas áreas de areia também.

O piloto holandês Gerard de Rooy continua mantendo a Iveco na ponta da liderança do Dakar 2014. Após uma especial de 525 quilômetros a 3.000 metros de altitude, Gerard chegou em terceiro lugar, e segue administrando sua liderança na categoria de caminhões. Agora, o holandês está a 37min50s do segundo colocado na tabela geral. “Foi uma etapa muito rápida, onde conseguimos impor um ritmo elevado. Não tivemos nenhum problema porque ficamos o tempo todo atentos aos perigos que as pedras no trecho nos ofereciam”, disse De Rooy.

Ainda na sétima etapa, o holandês Hans Stacey ficou em 8º com seu Iveco Trakker Evolution 3. Os outros dois pilotos que guiam o modelo Iveco Trakker, o francês Jo Adua e o espanhol Pep Vila Roca ficaram, respectivamente, em 15º e 16º lugares. No “Top 10” da classificação geral, a Iveco segue com três caminhões: De Rooy em 1º, Stacey em 5º e Vila Roca em 7º – Adua está em 12º.

Nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, os caminhões cruzam a Cordilheira dos Andes e darão início à parte chilena do rali. A oitava etapa guarda aos competidores um deslocamento de 510 quilômetros e uma especial de 302 quilômetros entre a cidade argentina de Salta e a chilena Calama. De acordo com a organização da competição, a previsão é que os pilotos tirem vantagem dos trechos rápidos e consigam aumentar suas vantagens na classificação geral.

Sexta etapa e dia de descanso

A 6ª etapa do Rally Dakar 2014 foi realizada na sexta-feira antes de merecido descanso dos concorrentes em Salta. Assim, a primeira metade do rali foi concluída entre as cidades de San Miguel de Tucumán e Salta. A categoria caminhões viajou a rota mais curta em toda a competição, cobrindo apenas 156 quilômetros de especial. Como resultado, não houve grandes diferenças na posição dos competidores na classificação geral.

O vencedor da sexta etapa do Dakar 2014 foi o piloto holandês Versluis e a diferença entre os primeiros dez melhores pilotos do ranking foi de apenas 6m, com três dos quatro pilotos da Iveco no Top 10. Hans Stacey liderou seus companheiros de equipe com o Iveco Trakker Evolução III chegando em quinto lugar . Por sua vez, Gerard De Rooy terminou na sétima posição, ao volante do seu Iveco Powerstar, Pep Vila Roca chegou na posição oito, e Jo Adua permaneceu um pouco mais para trás na décima quinta posição .

Sábado foi o dia de descanso na cidade de Salta. Os pilotos, co-pilotos, mecânicos e outros funcionários de backup puderam fazer uma pausa para se preparar para a segunda metade do Dakar 2014 em território chileno.

Classificação geral – Dakar 2014

1 . Gerard De Rooy ( Iveco) 42s 28h 21m
2 . Karginov ( Kamaz ) 50 + 37m
3 . Nikolaev ( Kamaz ) + 08s 03m 1h

5 . Hans Stacey ( Iveco) + 20s 45m 1h
7 . Pep Vila Roca ( IVECO ) + 26s 11m 2h
12 . Jo Adua ( Iveco) + 05s 48m 4h

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Sem Comentários

Postar um Comentário