Top

Dakar 2014: veja resumo da quarta e quinta etapas

Dakar 2014: veja resumo da quarta e quinta etapas

A Iveco teve três caminhões no “Top 10” da quinta etapa do Rali Dakar disputada ontem (09 de janeiro), entre as cidades de Chilecito e Tucumán, na Argentina. Sob um calor de 43º, Gerard de Rooy chegou em terceiro lugar, após fazer a especial em 04h59min53s. Com este resultado, De Rooy mantém-se líder na classificação geral, com o tempo total de 21h17min26s, e está 32 minutos à frente do segundo colocado. Além de De Rooy, mais dois Iveco Trakker chegaram ontem entre os 10 primeiros da quinta etapa: o espanhol Pep Vila Roca chegou em 7º, e o holandês Hans Stacey em 8º. O francês Jo Adua, que também guia um Trakker, ficou em 18º.

“Foi uma etapa dura, principalmente nas dunas. A areia nos deu algumas dores de cabeça, e o terreno acabou fazendo com que a calibragem dos pneus ficasse muita prejudicada. A temperatura estava muito alta: 43° C. E apesar de tudo isso, nós não perdemos tanto tempo ao fazer os ajustes necessários. Estamos muito satisfeitos”, comentou De Rooy ao final da etapa.

A sexta etapa será disputada hoje, sexta-feira (10/01), entre as cidades de Tucumán e Salta. Serão 394 quilômetros de deslocamento e 156 quilômetros de especial. Os veículos passarão pela Ruta 40, rodovia platina que corre paralela à Cordilheira dos Andes. Os pilotos terão que ficar atentos à grande quantidade de animais que habitam o trecho e que podem cruzar seus caminhos.

Para Gerard De Rooy a quarta etapa disputada na quarta-feira (08 de janeiro) “foi excelente”. Sua performance o levou à conquista do primeiro lugar entre as cidades argentinas de San Juan e Chilecito. Ao volante do Iveco Powerstar número 501, De Rooy superou o deslocamento e a especial mais longa da competição (657 quilômetros) com um tempo de 06h06min40s, finalizando 01min31s à frente do segundo colocado. Rios, descidas íngremes e o clima árido não foram páreos para impedir que o holandês permaneça na primeira posição da classificação geral, onde já soma 16h17min33s de tempo total e mantém uma vantagem de 36min12s sob a segunda posição.

“Acredito que fizemos a nossa melhor performance em trecho especial dos últimos dois ou três anos. Apesar de começarmos o trecho em segundo lugar, decidimos não exagerar e manter nosso próprio ritmo, sem correr quaisquer riscos, especialmente com os pneus. Na segunda parte da especial, ficamos em primeiro após vermos o adversário parar para trocar um pneu furado. O único contratempo que tive foi bater forte meu pulso esquerdo contra o volante, mas não é nada que nos preocupe. Com um pouco de gelo, tudo ficará bem para esta quinta-feira”, falou Gerard de Rooy ao final da etapa.

O companheiro de equipe de De Rooy, Hans Stacey, chegou em 5º lugar com o Iveco Trakker Evolution 3, e manteve-se também em 5º na classificação geral. O espanhol Pep Vila Roca e o francês Jo Adua, ambos com o Iveco Trakker, chegaram, respectivamente, em 14º e 15º, enquanto na geral Pep está em 11º, e Adua em 14º.

Acompanhe o Rally Dakar 2014 no Blog da Iveco.

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Rede Comunicação