Topo

Dakar 2014: veja o resumo das etapas 10 e 11

A 11ª etapa do Rally Dakar 2014 provou porque o Rally Dakar é a prova mais difícil do planeta. A rota de Antofagasta a El Salvador, na costa chilena do Pacífico, mudou a classificação geral e colocou o piloto da equipe Petronas De Rooy Iveco, o holandês Gerard De Rooy, a bordo do Iveco Powerstar, em segundo lugar. Alguns trechos foram particularmente difíceis para os caminhões com pedras e áreas de dunas altas e armadilhas de areia.

Foram 144 quilômetros de deslocamento e 605 quilômetros de especial entre as cidades de Antofagasta e El Salvador. E o Deserto do Atacama mostrou todo o seu esplendor. Após trechos próximos a minas e muitos rios para cruzar pelo caminho, os competidores entraram no coração das dunas de Copiapó, cidade que fica na região do Atacama. De acordo com a organização do rali, esta é a etapa-chave da edição de 2014.

Gerard De Rooy perdeu a liderança para o piloto russo Andrey Karginov (Kamaz) depois de ter tido uma complicação no pneu o que comprometeu cerca de 12 minutos de seu tempo. Na etapa, De Rooy chegou em terceiro, com 15m51s de distância da liderança. O experiente piloto permanece entre os líderes da prova.

Os esforços e a torcida se voltam para a penúltima etapa, rota de El Salvador a La Serena, que será disputada nesta sexta-feira. Apenas depois da etapa final, entre La Serena e Valparaíso, que iremos descobrir o vencedor da categoria caminhões do Rally Dakar 2014.

O piloto Hans Stacey terminou os 605 km da especial com 51m de distância de Karginov. A bordo do Iveco Trakker Evolução III, Stacey foi ultrapassado por Shibalov no ranking geral de hoje. Pep Vila Roca, ao volante de um Iveco Trakker Evolution II , terminou a etapa fora do Top 10, 1h19m11s de distância do líder, no entanto, ele permanece entre os Top 10 em 2014 Dakar classificação geral. Já o francês Jo Adua teve um contratempo na especial e não há informações sobre este piloto.

Décima etapa

Na 10ª etapa, entre as cidades de Iquique e Antofagasta, no Chile, Gerard de Rooy chegou em terceiro lugar. Após um deslocamento de 58 quilômetros e uma especial com 631 quilômetros, De Rooy enfrentou muitos terrenos fesh-fesh (areia que parece sólida, mas é extremamente fina e causa atolamentos).

“A etapa foi difícil, mas ao mesmo tempo muito boa. Perdemos um ponto de passagem nas dunas, por isso tivemos que voltar para encontrá-lo. E para fazer isso, dirigimos o mais rápido possível. Sei que agora tenho sete minutos de vantagem, e vou fazer o meu melhor nesta reta final”, comentou De Rooy sobre seu desempenho nesta quarta-feira.

Ainda na décima etapa, mais dois caminhões Iveco terminaram entre os 10 primeiros. Além de De Rooy em terceiro, o francês Jo Adua chegou em 8º com seu Trakker, e o holandês Hans Stacey foi o 9º com seu Trakker Evolution 3, e o espanhol Pep Vila Roca em 11º – também com um Trakker. Na classificação geral, Gerard é o líder com o tempo total de 41h54min50s, enquanto Stacey está em 6º, Vila Roca em 11º e Adua em 12º.

Classificação geral – Dakar 2014

1. Karginov (Kamaz)48h 25m 17s
2. Gerard De Rooy (IVECO)+ 7m 56s
3. Nikolaev (Kamaz)+ 1h 35m 51s

7. Hans Stacey (IVECO)+ 4h 47m 10s
10. Pep Vila Roca (IVECO)+ 7h 10m 39s

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Sem Comentários

Postar um Comentário