Topo

Dakar 2014: Iveco fica em 2º lugar

O Rally Dakar 2014 chegou ao fim neste sábado, 18 de janeiro, no Chile. A controvérsia marcou a 12ª e última etapa, entre as cidades de La Serena e Valparíso. As primeiras classificações posicionavam o piloto holandês Gerard De Rooy, a bordo do Iveco Powerstar, na primeira posição. Contudo, a equipe russa Kamaz recorreu alegando que um trecho da rota estava bloqueado por um veículo que não era um caminhão. Os organizadores decidiram rever os resultados de tempo e reorganizar o ranking final. O russo Andrey Karginov da equipe Kamaz é o vencedor do Rally Dakar 2014.

Tudo parecia sob controle para o russo Karginov, que estava prestes a terminar a fase especial com uma diferença de tempo de mais de 7 minutos sobre De Rooy e com apenas 157 km a serem cobertos. A corrida estavai indo bem, com o piloto holandês se esforçando para conquistar a vitória final. Após a passagem de Gerard De Rooy, um automóvel causou um acidente virando e bloqueando a estrada e deixou vários caminhões presos, incluindo as unidades de Kamaz Karginov e Nikolaev .

Isto favoreceu Gerard de Rooy por um tempo, uma vez que ele poderia assumir a liderança colocando-se mais de 10 minutos à frente de Karginov. Uma vez que o automóvel foi retirado da pista, Karginov continuou até o fim da rota na 15ª posição. De Rooy terminou na 2ª posição depois de Ales Loprais, que venceu a etapa final.

No entanto, a equipe Kamaz solicitou à organização que alterasse os resultados de tempo de todos os caminhões que haviam sido bloqueados pelo acidente. A organização concordou e Andrey Karginov recuperou o tempo perdido. Karginov venceu por apenas 3m 11s depois de 55 horas de competição ao longo mais de 8.000 quilômetros.

O Dakar 2014 foi perfeito para a equipe Petronas De Rooy Iveco. O único contratempo da Iveco Powerstar nº 501, pilotada por Gerard De Rooy, foi um pneu furado na penúltima etapa que os fez perder mais de 12 minutos.

Hans Stacey e Jo Adua também tiveram um grande desempenho na competição, destacando-se como os “gigantes ” do Dakar 2014. Stacey terminou na 4ª posição na etapa especial e Adua em 5º. Pep Vila Roca chegou à 10ª posição no ranking geral e também ficou entre os Top 10. Na última etapa, ele chegou na 12ª posição com seu Iveco Trakker Evolution II depois de 157 quilômetros de trecho cronometrado, 09m 04s de distância da liderança.

Classificação Geral – Dakar 2014

1. Karginov (Kamaz) 55h 00m 28s
2. Gerard De Rooy (IVECO) + 3m 11s
3. Nikolaev (Kamaz) + 1h 34m 52s

7. Hans Stacey (IVECO) + 5h 14m 57s
10. Pep Vila Roca (IVECO) + 7h 53m 35s
22. Jo Adua (IVECO) + 22h 18m 58s

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Sem Comentários

Postar um Comentário