Topo

CUIDANDO DE VOCÊ, PARA VOCÊ SE CUIDAR!

E aí, amigo(a) da estrada! Tudo certo?

Que é para usar a máscara e o álcool em gel, todo mundo já sabe, né?! Mas, você sabia que existem outras formas práticas e fáceis de cuidar da saúde e manter o seu bem-estar? Então, se liga nestas dicas para garantir sua qualidade de vida, nas estradas ou fora delas.

Alongue-se! Programe algumas paradas estratégicas sempre que possível durante a viagem para alongar os músculos e fazer algumas pequenas caminhadas. Isso fará com que o seu corpo relaxe e melhore a circulação sanguínea, além de evitar dores musculares. Passar muito tempo sem se levantar e sentado dirigindo pode aumentar o risco de doenças sérias, como infarto, osteoporose, hipertensão e até câncer. 

Atente-se para a sua postura! A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e a tenossinovite (inflamação nos tendões) podem ocorrer pela má postura enquanto dirige. Por isso, tente manter sempre a posição correta: corpo encostado no banco, com os pés no chão, sempre quando os pedais não estiverem sendo utilizados. Regule de forma correta a altura do assento de modo que você não precise esticar o pescoço para enxergar os espelhos retrovisores. Garanta o seu conforto! 

Você precisa descansar! Nada de colocar a rotina de trabalho na frente da sua saúde, por isso, siga as determinações da Lei do Caminhoneiro. Em viagens mais longas, faça as paradas, durma bem, tire um dia de folga de acordo com a legislação. A falta de descanso e pouco sono pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, intestinais e degenerações cerebrais a longo prazo, além de causar acidentes graves de trânsito. 

Não se esqueça de comer! É muito comum vermos por aí motoristas que não fazem as refeições completas e saudáveis, sendo trocadas por lanches rápidos e que fazem mal para a saúde ou até mesmo ficando sem comer. Sempre que possível, prefira uma alimentação equilibrada. 

A pandemia não acabou, os cuidados devem ser redobrados! Lembre-se sempre de adotar as medidas de prevenção e higiene para evitar o contágio, não é porque viajam sozinhos que estão protegidos e ilesos da contaminação. Faça a limpeza constante do volante, alavanca de câmbio, haste de seta, limpadores de para-brisas, maçanetas de portas e vidros do caminhão. Lave as mãos e antebraços com água e sabão, e use álcool em gel após manusear qualquer objeto tocado por outras pessoas, como chaves, ferramentas, encomendas e outros. Em paradas em postos de combustíveis ou restaurantes, evite aglomerações e não compartilhe objetos pessoais. 

Chuva, sol e muito calor! Nessa época, as temperaturas estão mais altas e ao mesmo tempo acontece o período chuvoso. Prefira sempre uma sombra na hora de estacionar e, logo após as refeições, evite pegar a estrada, o calor diminui a energia do corpo e pode te deixar com mais sono. Beba muita água e leve com você a sua garrafinha! É importante também carregar uma toalha úmida na cabine, caso não tenha ar-condicionado no caminhão para ajudar a diminuir a temperatura do seu corpo. Cuidado com os alimentos perecíveis dentro do caminhão, com o calor, eles tendem a estragar com mais facilidade e mais rápido. E não se esqueça dos acessórios importantes: boné, óculos de sol e muito protetor solar! 

A exposição exagerada ao sol pode provocar várias doenças dermatológicas, inclusive o câncer de pele. Mesmo que você esteja dentro do caminhão, é possível sim sofrer com queimaduras e assaduras do sol, por isso, antes de dirigir, use e abuse do protetor solar no rosto, pescoço, braços e mãos, no mínimo duas vezes ao dia. Evite, se possível, a exposição solar nos horários entre 10h e 15h. 

O corpo fala, mas a cabeça também sente! Assim como é muito importante cuidar do corpo, é também extremamente necessário cuidar da mente. Ela contribui muito para a produtividade no trabalho e na boa relação com parceiros de trabalho, amigos e familiares. Quando sentir que você está muito estressado(a), com falta de paciência recorrente, ansiedade ou que há mudanças por menores que sejam em seu comportamento e humor, procure um especialista para fazer diagnósticos, psicólogos e psiquiatras são os mais indicados. Peça ajuda! 

Queremos ver a paixão de estar na estrada e nas ruas sempre com você, então, tenha essas dicas em mãos e consulte sempre que possível.

A vida é sua carga mais preciosa! 

Sem Comentários

Postar um Comentário