Topo

Cuidados nas estradas no fim de ano

Dezembro chegou e, com ele, os preparativos para reencontrar a família e os amigos ou voltar para casa para ficar do lado das pessoas queridas. O movimento de veículos e congestionamentos nas estradas aumentam. Consequentemente, aumentam os acidentes de trânsito. 

Segundo o Datasus, parte do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 3,5 mil pessoas morrem, em média, no trânsito brasileiro a cada mês. Mas, com a chegada do final do ano, esse número sobe para quase 3,9 mil, 12% a mais, especialmente nos últimos dias do ano. Por isso, é extremamente importante você ficar atento e ter ainda mais cuidado nas estradas.

DICAS IMPORTANTES

Planejamento é a palavra chave, então, é importante realizar um checklist para não esquecer dos principais afazeres, tanto antes da viagem quanto no período de chegada ao destino final. 

  1. Faça um check-up no seu caminhão

Pode parecer clichê, mas não custa sempre lembrar: antes de pegar a estrada, é importante fazer uma revisão geral e cuidar de toda manutenção do seu caminhão. Verifique e faça todas as correções necessárias para seguir com uma viagem mais segura e tranquila. Um bruto com a revisão em dia também gera muita economia para o estradeiro.

  1. Respeite os limites de velocidade

A pressa não é sua amiga. Pegue a estrada com antecedência, não corra demais com o seu caminhão. O bruto é potente, mas você precisa ficar atento aos limites de velocidade de cada rodovia. Isso evita colocar sua vida e a de outros estradeiros em risco. Carregado ou sem carga, os cuidados devem ser os mesmos.

  1. Não beba e dirija

Essa dica também não é novidade, mas deve ser sempre reforçada e nunca esquecida. O álcool e o volante já se provaram uma combinação que não dá certo!  A Lei Seca freou o crescente número de acidentes que existia no Brasil e já é modelo para outros países. Mas, ainda assim, todo cuidado é pouco.

  1. Pratique a direção defensiva

Uma das grandes reclamações dos motoristas no fim do ano é a necessidade de dividir a estrada com gente menos experiente. Mas, não tem jeito, é tempo de férias e as estradas vão encher de motoristas que nem sempre conhecem o caminho como a palma da mão igual a um caminhoneiro. Dessa forma, é importante ter atenção redobrada, adotando uma postura defensiva e tentando prever a possibilidade de acidentes.

  1. Atenção ao veículo durante a viagem

O trânsito intenso do fim de ano vai fazer seu bruto trabalhar mais. Você vai fazer mais manobras nos postos, vai ficar mais tempo nos congestionamentos e vai abusar do freio. Isso vai forçar o seu caminhão. Por isso, além da manutenção em dia e da direção defensiva, é fundamental ficar de olho no que o seu veículo te diz. Barulhos, cheiros e temperaturas estranhas precisam ser observados ao menor sinal de alteração.

Encaminhe este conteúdo para os seus amigos que vão pegar a estrada no fim de ano e reforce a importância do cuidado nas estradas. 

Até a próxima! 

Sem Comentários

Postar um Comentário