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Cuidados com o falso sustentável

Cuidados com o falso sustentável

Assim como a Iveco, muita gente já assumiu o compromisso de ser sustentável em seu dia a dia, principalmente na hora de fazer compras. O problema é que muitas empresas constumam usar características genéricas como “verde” ou “natural” para enganar o consumidor.

Essa prática é conhecida como “greenwashing”. O termo inglês se refere a falsos benefícios ambientais oferecidos por empresas de produtos ou serviços, uma espécie de máscara colocada nos rótulos para induzir a compra de forma enganosa. Foi pensando nisso que a TerraChoice criou um relatório dos pecados cometidos quando o assunto é greenwashing.

“Como o consumidor ficou muito sensibilizado com as questões ambientais e éticas, a forma como uma empresa gerencia seus impactos tornou-se um dos pontos que trazem reputação para a marca no mercado”, ressalta Natalia Pasishnyk, consultora sênior da Keyassociados.

O falso sustentável pode ser reconhecido pela ausência de informações críveis no rótulo do produto, tais como ausência de selos de certificação de origem orgânica, comércio justo ou outra forma de rastrear a cadeia produtiva daquele bem. Veja abaixo as regras para não cair nas mentiras do mercado.

1. A falta de prova: de que adianta a empresa trazer afirmações ambientais que não têm respaldo de provas ou certificações? Em alguns casos, a empresa até reconhece seus principais impactos, porém de forma que não permite que o consumidor entenda o contexto e a escala do problema.

2. Falsos rótulos: esse é um dos pecados mais usados. A marca cria uma falsa imagem dando a entender que aquele produto tem certificação como produto verde. Cuidado para não confundir um selo de certificação do programa ambiental da própria empresa com os que são feitos por entidades reconhecidas no mercado.

3. Irrelevância: quando ler algo nos rótulos sobre um problema ambiental, sempre questione se a afirmação é realmente substancial. Não adianta alegar que um produto é isento de CFC quando isso já é proibido por lei, por exemplo.

Fonte: Revista Exame

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