Top

Copa Truck 2019 chega ao fim: confira os melhores momentos

Copa Truck 2019 chega ao fim: confira os melhores momentos

Fala, Nação Copa Truck! No último final de semana, nos despedimos da Copa Truck 2019 com muita emoção e adrenalina no grande palco de Interlagos, em São Paulo. A competição mal acabou e nós já estamos com saudades desta edição, que foi mais que especial para todos nós. Afinal, foi nesta temporada que recebemos uma nova equipe, a Usual Racing, com dois novos caminhões, fazendo a IVECO sair de 3 caminhões para 5 na competição.

Antes de relembrar as emoções da grande final, vamos resgatar um pouquinho do percurso que a Copa Truck realizou nos últimos meses?  

Ao todo, foram 9 etapas em 9 cidades diferentes.

1ª ETAPA – 24/3

GOIÂNIA/GO

2ª ETAPA – 14/4

CAMPO GRANDE/MS

3ª ETAPA – 2/6

LONDRINA/PR

4ª ETAPA – 14/7

CURVELO/MG

5ª ETAPA – 18/8

STA. CRUZ DO SUL/RS

6ª ETAPA – 1º/9

RIVERA/URG

7ª ETAPA – 6/10

CASCAVEL/PR

8ª ETAPA – 27/10

VELOPARK/RS

9ª ETAPA (GRANDE FINAL) – 8/12

SÃO PAULO/SP

A Copa Truck é como a estrada. A cada parada, encontramos pessoas incríveis. E cada etapa teve também um desafio diferente, uma nova superação e um aprendizado. Neste percurso, fomos evoluindo nosso desempenho com adaptação dos novos pilotos, desenvolvimento de motor, ajustes de temperatura, entre outros. 

Relembre alguns momentos que marcaram esse trajeto:

Felipe Giaffone na pista molhada na 3ª etapa em Londrina. Foto Rafa Catelan

Festa da pole de Felipe Giaffone na 1ª etapa, em Goiânia. Foto Rafa Catelan

 

Foram dias de chuva, de comemoração, alguns de lamentação, mas um espírito sempre prevaleceu em todas elas: Persistência. Nossas equipes deram seu melhor nas tentativas de melhorar os caminhões, jamais desistindo dos obstáculos. 

E SOBRE A GRANDE FINAL?

Poucos dias antes da corrida final, recebemos a ótima notícia de que Giuliano Losacco correria com a equipe IVECO Dakar Motorsport. O piloto não esteve com a gente nesta etapa, mas veio marcar presença na última corrida e ficamos honrados.

Bicampeão pela Stock Car, Losacco já integrou nossa equipe de pilotos em 2018 e terminou em 6ª lugar na época, em uma intensa competição.

Ainda sobre os preparativos para a final, em Interlagos, na sexta(6/12), tivemos os treinos livres para deixar os trucks alinhados para o grande dia. O cronograma do incluiu vistoria e lacração de pneus, alinhamento, treino livre e pesagem. 

Foto Rafa Catelan

Aliás, esses são os feras das equipes  Usual Racing e Lucar Motorsport que cuidam dos nossos trucks, sempre buscando ajustes e melhorias para o melhor desempenho dos pilotos na pista.

No sábado (7/12), tivemos mais alinhamento dos trucks, o último treino livre, que define a posição de largada dos pilotos, e a divertida volta rápida, quando alguns visitantes convidados dão uma volta numa super speed truck com nossos pilotos Djalma Pivetta, Luiz Lopes e Danilo Alamini.  Confira um pouco dessa experiência incrível no vídeo abaixo:

É quase impossível descrever a sensação da velocidade e adrenalina correndo no sangue de quem vai ao lado do piloto, sem falar no barulho do motor e o pneu cantando na pista. No final da volta, a pessoa demora e retornar à realidade, ainda mais numa pista com direito ao S do Senna!

Ahh, não podemos deixar de destacar que, ainda no sábado, também tivemos uma ação solidária muito legal com a Usual Brinquedos, Instituto Maurício de Souza, Faber Castell e Sartonetto Odontologia!  Os pilotos Felipe Giaffone e Djalma Pivetta, da equipe Usual Racing, distribuíram, ao lado do Papai Noel, brinquedos para 500 crianças dos institutos IMC, LDV e Sagrado Coração.

Foto Rafa Catelan

Aliás, que brinquedo! Estamos falando dos trucks de brinquedo da corrida, lançado em primeira mão na Copa Truck e, em breve, disponível na IVECO Store e grandes lojas de todo o Brasil.

Foto Rafa Catelan

LEGAL, MAS E A CORRIDA???

Falando agora das classificações, no sábado, Felipe Giaffone deu um show nos treinos e garantiu o quinto lugar no Pole Position, largando da terceira fila. 

Veja um pouco do aquecimento que rolou:

Na primeira corrida da grande final, Felipe Giaffone largou em P5, mas, logo na largada, subiu para a 3ª posição, mostrando que chegou com tudo na pista.  No entanto, um vazamento de ar o fez perder rendimento e ele terminou a prova em 4º lugar. Nossos pilotos Djalma Pivetta, Luiz Lopes, Danilo Alamini e Giuliano Losacco também deram tudo de si na corrida, com muita persistência e garra.  Confira abaixo os resultados:

Corrida 1 – Equipe IVECO 

  1. Felipe Giaffone (Iveco), a 19s012
  2. Giuliano Losacco (Iveco), a 45s106
  3. Djalma Pivetta (Iveco), a 1min02s486
  4. Luiz Lopes (Iveco), a 1min03s211
  5. Danilo Alamini (Iveco), a 1min13s536

Foto Rafa Catelan

Já no início da segunda corrida, a ansiedade em saber quem seria o vencedor logo esquentou a pista! Com grande torcida e de olho em cada curva que os trucks passavam, todos enviaram muitas energias positivas aos nossos pilotos.

Foto Rafa Catelan

Mas na prova 2, um incidente no caminhão de Felipe, cuja mangueira escapou, acabou vazando óleo na pista e impedindo que ele terminasse a prova.  Mas apesar do ocorrido, Giaffone ainda finalizou a competição em 4º lugar, um resultado excelente para uma Copa Truck intensa e marcada por altos e baixos.

Corrida 2 – Equipe IVECO 

  1. Giuliano Losacco (Iveco), a 8s440
  2. Luiz Lopes (Iveco), a 21s320
  3. Djalma Pivetta (Iveco), a 22s988

Não classificados

Felipe Giaffone (Iveco), a 6 voltas

Danilo Alamini (Iveco), a 4 voltas

Classificação final Copa Truck:

  1. Felipe Giaffone, 134
  2. Giuliano Losacco, 17
  3. Luiz Lopes, 4
  4. Djalma Pivetta, 2
  5. Danilo Alamini, 0

Foto Rafa Catelan

Bom, é isso, pessoal. Nós, que amamos velocidade e somos fã desse esporte, já estamos ansiosos para a próxima temporada. E vocês? De uma coisa vocês podem ter certeza: na nova temporada, estaremos com caminhões ainda mais preparados prontos para fazerem bonito nas pistas. 

Agora, aproveita que hoje é dia de TBT, e assista ao vídeo abaixo, com os melhores momentos da grande final:

 

 

Iveco Brasil