Topo

Conhecimento abre portas

Conhecimento abre portas

Participantes da oficina distribuem jornal na comunidade

Participantes da oficina distribuem jornal na comunidade

Oficinas realizadas no bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas (MG), levam harmonia e energia aos moradores e colocam em práticas ações do Próximo Passo, programa de Sustentabilidade da Iveco.

A rotina atribulada da manicure e estudante de Ensino Fundamental Liliane Gomes, de 43 anos, não a impediu de participar das oficinas de fotografia, jornal e animação promovidas pelo projeto Próximo Passo no bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas.

Iniciado em 2007,numa parceria entre a Iveco e a ONG Favela É Isso Aí,o projeto promoveu o mapeamento cultural da comunidade e desde então desenvolve projetos sociais e educativos com os moradores do bairro. “Nas oficinas tive uma noção das técnicas de fotografia, de jornal e animação. Conhecemos coisas diferentes e nos divertimos muito”, conta Lucélia Oliveira, estudante do 3° ano do Ensino Médio,que também participou das três oficinas.

O jornal Próximo Passo afixado dentro das linhas de ônibus que vão até o bairro oferece informações sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos na comunidade.“Fiquei sabendo das oficinas pelo jornal. Um colega meu estava no projeto de fotografia e gostou muito. Porque no bairro não tem diversão e na oficina ele aprende muita coisa e se distrai”, lembra o operador de Produção da Iveco e morador da Cidade de Deus, Denis Santos.

Quem vê a comunidade hoje observa as diferenças que o trabalho trouxe para o local. “Eu que coordenei o projeto em Sete Lagoas, todo o mapeamento e as oficinas.

A principal mudança foi o olhar dos moradores sobre o bairro. Muitos tinham vergonha de morar lá por preconceito”,conta a coordenadora técnica do Favela É Isso Aí,Luísa Oliveira. Dentro da comunidade o que mudou foi a relação entre os moradores. As oficinas promoveram integração entre os que vivem na Cidade de Deus, melhorando a convivência.“Apesar de morar no mesmo bairro, nem todo mundo se conhecia. Nós não tínhamos convívio. Eu acho que melhorou muito”, salienta Lucélia.O importante foi que além de conhecimento o projeto trouxe harmonia e vivacidade para o bairro e para quem vive nele. “Eu aprendi muito até na convivência com outras pessoas. Eu aprendi a falar.Até meu jeito de conviver em casa mudou. Agora eu quero é crescer. O projeto me animou,me ensinou o certo”, assegura Liliane.

Fazendo a diferença

Até dezembro de 2009, o Próximo Passo já realizou cinco oficinas e cursos na comunidade Cidade de Deus.

Confira abaixo as edições do Jornal Próximo Passo Iveco

Primeira edição

Primeira edição

Segunda edição

Segunda edição

Terceira edição

Terceira edição

Quarta edição

Quarta edição

Quinta edição

Quinta edição

Sexta edição

Sexta edição

Iveco Brasil
Nenhum comentário

Postar um comentário