Conhecimento abre portas

Participantes da oficina distribuem jornal na comunidade
Oficinas realizadas no bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas (MG), levam harmonia e energia aos moradores e colocam em práticas ações do Próximo Passo, programa de Sustentabilidade da Iveco.
A rotina atribulada da manicure e estudante de Ensino Fundamental Liliane Gomes, de 43 anos, não a impediu de participar das oficinas de fotografia, jornal e animação promovidas pelo projeto Próximo Passo no bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas.
Iniciado em 2007,numa parceria entre a Iveco e a ONG Favela É Isso Aí,o projeto promoveu o mapeamento cultural da comunidade e desde então desenvolve projetos sociais e educativos com os moradores do bairro. “Nas oficinas tive uma noção das técnicas de fotografia, de jornal e animação. Conhecemos coisas diferentes e nos divertimos muito”, conta Lucélia Oliveira, estudante do 3° ano do Ensino Médio,que também participou das três oficinas.
O jornal Próximo Passo afixado dentro das linhas de ônibus que vão até o bairro oferece informações sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos na comunidade.“Fiquei sabendo das oficinas pelo jornal. Um colega meu estava no projeto de fotografia e gostou muito. Porque no bairro não tem diversão e na oficina ele aprende muita coisa e se distrai”, lembra o operador de Produção da Iveco e morador da Cidade de Deus, Denis Santos.
Quem vê a comunidade hoje observa as diferenças que o trabalho trouxe para o local. “Eu que coordenei o projeto em Sete Lagoas, todo o mapeamento e as oficinas.
A principal mudança foi o olhar dos moradores sobre o bairro. Muitos tinham vergonha de morar lá por preconceito”,conta a coordenadora técnica do Favela É Isso Aí,Luísa Oliveira. Dentro da comunidade o que mudou foi a relação entre os moradores. As oficinas promoveram integração entre os que vivem na Cidade de Deus, melhorando a convivência.“Apesar de morar no mesmo bairro, nem todo mundo se conhecia. Nós não tínhamos convívio. Eu acho que melhorou muito”, salienta Lucélia.O importante foi que além de conhecimento o projeto trouxe harmonia e vivacidade para o bairro e para quem vive nele. “Eu aprendi muito até na convivência com outras pessoas. Eu aprendi a falar.Até meu jeito de conviver em casa mudou. Agora eu quero é crescer. O projeto me animou,me ensinou o certo”, assegura Liliane.
Fazendo a diferença
Até dezembro de 2009, o Próximo Passo já realizou cinco oficinas e cursos na comunidade Cidade de Deus.
Confira abaixo as edições do Jornal Próximo Passo Iveco