Topo

Conheça os benefícios de embalagens e plásticos biodegradáveis

O uso das embalagens plásticas é constante e crescente em todo o mundo, seja para proteger ou para transportar algum conteúdo em um estado perfeito de conservação. Atualmente cerca de 90% das embalagens plásticas usadas em todo o mundo provém de fontes fósseis, cuja degradação não é viável no tempo que temos disponível, e sua forma de descarte – caso seja incorreta – afeta negativamente o ambiente.

Para ajudar a reverter esse fator, pesquisadores têm desenvolvido embalagens biodegradáveis, derivadas de fontes naturais que causam baixo impacto no meio ambiente e possuem menor custo de produção. Este tipo de embalagem é uma das soluções para a diminuição da agressão ao meio ambiente no que diz respeito à utilização de recursos renováveis e não renováveis.

Os plásticos biodegradáveis são derivados de processos de transformação de Polietileno e Polipropileno que aceleram a degradação dos materiais em que se encontram, ao serem expostos em condições ideais de descarte, como presença de umidade, contato com o solo e raios solares.

As ligações moleculares das embalagens biodegradáveis se quebram, transformando os materiais em fragmentos moleculares de fácil digestão por fungos e bactérias. Durante a ação destes microorganismos, são liberados átomos de carbono e hidrogênio que se unem ao oxigênio da atmosfera, formando exatamente aquilo que os seres vivos expiram no processo de respiração: dióxido de carbono e água – ou, em uma linguagem mais informal, gás carbônico. A quantidade de biomassa que resulta deste processo é relativamente inofensiva ao meio ambiente.

Outro ponto positivo no uso das embalagens biodegradáveis é que o processo de degradação não se inicia enquanto os produtos estão em uso: a decomposição começa após uma prolongada exposição a agentes externos, como o sol, a chuva, vento e umidade, o que não compromete as propriedades dos produtos. As matérias-primas mais utilizadas na fabricação destas embalagens são a fécula de mandioca, cujo baixo custo se dá principalmente por sua abundância no Brasil, e a argila.

Fonte: Planeta Verde

Sem Comentários

Postar um Comentário