Top

Conheça o conceito de “walkability”

Conheça o conceito de “walkability”

Conheça o conceito de “walkability”

Caminhar é uma atitude sustentável. Porém a situação de algumas calçadas em cidades de todo o Brasil podem desanimar os mais entusiastas do estilo de vida sustentável. Buracos, calçadas pequenas, falta de sinalização, ruas mal iluminadas à noite, nenhum banco para descansar, sacos de lixo pelo trajeto podem atrapalhar quem preferiu deixar o carro em casa e seguir a pé para o trabalho.

Uma iniciativa pioneira em São Paulo pode ajudar a melhorar a vida do pedestre. Pela primeira vez, um bairro da cidade vai testar a aplicação do conceito “walkability”, que pode ser traduzido como “caminhabilidade”. A ação foi realizada no começo de novembro na Vila Madalena.

O programa consistiu em uma caminhada com moradores ou visitantes para medir diversos aspectos que fazem um bairro ser bom para o pedestre, e também busca informações para responder questões importantes sobre qualidade de vida nas cidades.

Ter muitas árvores é bom ou ruim? Há lugar para sentar no meio de uma caminhada? Arte de rua torna o passeio mais agradável? Se sente seguro andando no bairro? As calçadas são boas e a topografia ajuda? Essas são apenas algumas perguntas levantadas pela ação, que foi promovida pelo Instituto Mobilidade Verde, que promove discussões sobre a ocupação do espaço público de forma sustentável, e os coletivos Sampapé, que faz caminhadas socio-culturais e o Conexão Cultural, realizador dos Walk Tours.

A partir dessa expriência, será montado um relatório que ficará à disposição dos moradores e dos gestores públicos. A ideia é engajar, principalmente, a comunidade local, uma vez que são os moradores que mais sabem sobre os altos e baixos de seus bairros.

Com informações da revista Exame.

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Rede Comunicação