Topo

Conheça e pratique a Economia Solidária

Dia 15 de dezembro já está consagrado como Dia Nacional da Economia Solidária. A data – uma homenagem ao ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988 por sua luta em defesa dos povos da Amazônia. Para você se familiarizar com o tema, a Iveco te conta um pouco sobre esse novo modo de consumir.

A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Ela vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

Além disso, a economia solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. É através dela que podemos ter uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas.

Que tal começar a praticar a economia solidária?

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

2 Comentários
  • Francisco Javier Lozano

    Este comunicado à imprensa parece-me excelente. Parabéns pelo nível deste blog. Envio as minhas saudações. Estou morando na cidade de Mar del Plata, Argentina ha dois anos

    12/12/2014 no 8:49 pm Responder
  • Blog Iveco

    Olá, Francisco Javier. Agradecemos pelo contato e elogios ao nosso blog. Ele é sempre feito pensando em facilitar a vida de vocês, nossos leitores. Abraços!

    18/12/2014 no 11:00 am Responder

Postar um Comentário