Top

Conheça a lei da cobertura de cargas

Conheça a lei da cobertura de cargas

O Código de Trânsito Brasileiro sempre obrigou os caminhoneiros a cobrir a carga com lonas ou telas. Contudo, a regra nem sempre era cumprida porque a lei não especificava a punição para os caminhoneiros que andavam com a carga desprotegida. Agora, uma nova resolução do Contran determina uma multa.

De acordo com a norma, que está em vigor desde junho deste ano, o motorista que comete uma infração grave é multado em R$ 127,69 e ganha cinco pontos na carteira. A medida vale para produtos a granel, transportados sem embalagem, como materiais de construção, frutas e legumes.

A Polícia Rodoviária Federal afirma que aumentou a fiscalização, principalmente em relação aos caminhões que transportam cana-de-açúcar. “Todos os dias é feita uma ação específica voltada para esse tipo de fiscalização e pelo menos um caminhão é autuado por dia por conta da falta desse equipamento”, afirmou a policial rodoviária Daniele Priscila Nonis.

Portanto, para que você, caminhoneiro, cumpra a legislação, use sempre proteção nas cargas que você estiver transportando. Lembre-se que essa proteção é muito importante para o veículo que vem atrás, já que a qualquer momento essa carga pode escapar e causar um acidente.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Iveco Brasil