Topo

Concessionária 100: Sustentabilidade começa com menos desperdício

Concessionária 100: Sustentabilidade começa com menos desperdício

O conceito da sustentabilidade esteve presente na construção da Mercalf Jundiaí desde o primeiro dia da obra, iniciada há um ano e meio. “Começamos pela menor geração possível de resíduos”, diz Cristina. A terra resultante do corte do talude lateral foi usada para compensar a grande inclinação existente no terreno original, de forma que todo o piso da área da concessionária supera em um metro a altura nível da rua. “Assim dispensamos o uso de basculantes para tirar a terra daqui”, explica. Ao ser cortado, o talude recebeu, de imediato, degraus hidráulicos e vegetação para evitar desmoronamentos. “Foi a primeira coisa a ficar pronta”.

Com técnicas modernas, foi uma construção “limpa”. As colunas de concreto de sustentação da área de oficina, por exemplo, foram construídas com tubulações de papelão ao invés do tradicional uso de armações de madeira (que ao final da obra é descartada).

Com cálculo criterioso, comprou-se só o material necessario. No caso das ferragens, o resíduo final foi ínfimo, e o que sobrou foi usado na confeção artesanal de grades e ralos para as galerias pluviais. A área de funilaria, aos fundos do terreno, é recoberta com uma estrutura metálica de 500 metros quadrados reaproveitada de um prédio demolido. As paredes são de blocos de concreto pintados de branco. As tubulações de fiação, tomadas e acendedores de luz são aparentes. “Evitamos usar reboque e acabamento, o que não faz falta”.

Rede Comunicação
2 Comentários
  • Itelvino Eller Filho

    gostaria de relizar um sonho de criança,fazer um curso de profissionalização,para conhecer e aprender novas tecnicas de direção e conhecer uma carreta dessas lindas,pois de criança que venho com esse sonho de trabalhar numa maquina assim.SOU funcionario publico trabalho como motorisa de onibus mais gostaria de viaajar esse nosso BRASIL AFORA numa dessas lindas.Valeu.Se alguem puder me ajudar ficaria muito feliz.Deus ABENÇÕE A TODOS.

    • Iveco Brasil

      Olá, Itelvino. Como vai?

      Temos o curso Top Driver, que é um programa de treinamento de motoristas que orienta, avalia a produtividade, certifica os motoristas de melhor performance, visando formar multiplicadores com padrão de condução específico aos produtos Iveco, obtendo desta forma, menor consumo de combustível, maior durabilidade do veículo e melhor consciência de manutenção preventiva.

      Poderão realizar o treinamento apenas os proprietários de veículos Iveco ou o motorista indicado pelo proprietário. Para isso basta procurar uma concessionária Iveco – http://www.concessionariasiveco.com.br

      Qualquer dúvida, estamos à disposição

Postar um comentário