Topo

Concessionária 100: o sol como parceiro sustentável

Concessionária 100: o sol como parceiro sustentável

A centésima concessionária Iveco foi construída para ser um exemplo de sustentabilidade não só para as outras revendas da Rede Iveco, mas também para aqueles que desejam construir e manter suas casas com o menor impacto ambiental possível. Dentro do padrão visual da rede Iveco, o show-room da Mercalf tem área envidraçada projetada para receber o máximo de incidência da luz solar matinal. “Jundiaí fica na região de maior insolação do estado de São Paulo e vamos nos aproveitar disso para reduzir o uso de luz elétrica”, comenta Cristina Congueiro, sócia na nova concessionária. Claraboias e telhas translúcidas foram utilizadas sempre que possível.

Além de diminuir a necessidade de luzes acesas, a grande incidência de luz na cidade contribui para a captação de energia. Células fotovoltáicas fornecem a energia para os postes de iluminação do páteo externo. Painéis solares são usados para o aquecimento da água do vestiário dos empregados, onde foram instalados chuveiros “híbridos”, solar-elétrico.

Água quente oriunda de painéis solares também são usadas na lavagem de caminhões, pois a água aquecida é melhor para quebrar moléculas de gordura e dissolver impurezas na carroçaria dos caminhões. Espera-se uma redução de mais de 10% no volume de água utilizada por veículo. “A economia pode chegar até 600 litros de água/dia”, calcula Cristina. “Além disso, cai em até 50% a necessidade de desengraxantes e outros produtos químicos para completar o serviço”.

Como insolação também resulta em calor, 200 metros quadrados da cobertura do show-room e da área administrativa da concessionária é do tipo telhado verde, que reduz em até 6° Celsius a tempertura no ambiente imediatamente inferior, exigindo menor uso do ar-condicionado. Além do telhado, uma parede verde, formada por gramado e plantas ornamentais, ajuda na redução da temperatura do show-room e na manutenção da humidade do ar.

O “telhado verde” é um gramado construído sobre camadas de materiais orgânicos e minerais reciclados, que filtram e recolhem água de chuva, armazenada em cisternas para posterior utilização nos sanitários. Ele ajuda ainda no isolamento acústico.

Rede Comunicação
Nenhum comentário

Postar um comentário