Topo

Concessionária 100: cuidados especiais com a água

Concessionária 100: cuidados especiais com a água

Embora o terreno possua dois poços com grande vazão, a água foi objeto de grande preocupação dos donos da Mercalf. “A idéia é não desperdiçar nenhuma gota”, reflete Cristina Cangueiro. O terreno de 15 mil metros quadrados foi totalmente recoberto por blocos intertravados e concregrama (forma de concreto vazada com grama), instalados sobre uma camada flutuante de areia que permite absorção natural da água da chuva, evitando a impermeabilização do solo e a sobrecarga de galerias fluviais públicas.

O telhado da área de oficina, de grandes dimensões, tem calhas dedicadas para o recolhimento da água de chuva, acumulada em uma caixa d’água de 15 mil litros não-potável, para a lavagem de pátios, caminhões, reuso em bacias sanitárias e irrigação dos jardins. “Quando alguém para para pensar e percebe que uma concessionária gasta milhares de litros de água por dia pode-se entender a necessidade da economia”.

Todas as torneiras tem sistema de temporizador, com o que é possível economizar 20% em relação à torneira comum. Além disso, reduz-se as chances de uma torneira ficar aberta. “Uma torneira pingando durante um mês pode gastar milhares de litros de água por mês”. Por sua vez, as bacias sanitárias (que representam entre 50% a 70% do total de água utilizada para o consumo humano em prédios comerciais) tem caixas de descarga de dois fluxos (de três ou seis litros), o que economiza até 40% em volume de água.

Rede Comunicação
2 Comentários
  • Pablo valentti

    Gostei do novo conceito dessa concessionária, principalmente do sistema de energia solar e reaproveitamento da água da chuva. Gostaria de saber qual empresa desenvolveu o sistema de reaproveitamento da água? E qual o percentual de energia que o empreendimento utiliza oriundo do sistema solar?
    Um abraço!

  • Maria Helena

    Parabéns!!!!!!! Mais uma conquista da nossa marca. Parabéns Mercalf!!!!! Grande exemplo para as demais concessionárias. Essa é nossa IVECO, abraçando esse nosso Brasil!!!!

Postar um comentário