Top

Como dirigir de forma tranquila, segura, econômica e ambientalmente correta?

Como dirigir de forma tranquila, segura, econômica e ambientalmente correta?

Stralis_NR_500

O excesso de velocidade aumenta o consumo de combustível, o risco de acidentes e o uso do freio. Além disso, diminui a eficiência e a durabilidade dos freios e aumenta o desgaste de pneus e da transmissão. Resumindo, você polui, desperdiça muito mais e coloca sua vida e a dos outros em risco.

Com as dicas abaixo, você terá uma viagem mais tranquila, segura, econômica e ambientalmente correta:

Use sempre a faixa verde do conta-giros, pois nela está o maior torque e o menor consumo do motor. Rodando nela, o caminhão é mais econômico, tem maior vida útil e polui menos.
Mantenha os freios e a parte elétrica sempre revisados e em ordem.
Não permaneça tempo mais que necessário em marcha lenta. Além de aumentar a poluição, isso aumenta o consumo de combustível e gera menor vida útil para o motor.
Verifique sempre se não há vazamentos no sistema de freios e se a bateria está em bom estado.
Não faça ligações elétricas via rabicho de chicote ligado na bateria.
Pneu muito cheio aumenta o desgaste da banda de rodagem e o risco de cortes. E, além disso, aumenta o consumo e a poluição, gerando o descarte antecipado do pneu, o que sobrecarrega seu bolso e prejudica o meio ambiente. Se o pneu já não pode mais ser reutilizado, deve ser levado a um local de reciclagem – revendedores e recuperadores de pneus – para ser triturado, servindo de matéria-prima para outros fins, como sacolas, roupas, asfalto, piso e móveis.

Respeite sempre a legislação de trânsito e preserve a biodiversidade global!
Um mundo melhor é possível. Só depende das nossas atitudes.

Rede Comunicação