Topo

Clube Irmão responde às dúvidas sobre o Arla 32

Clube Irmão responde às dúvidas sobre o Arla 32

Em 2012, entrou em vigor o P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) que mobilizou a indústria de caminhões. Todas as montadoras passaram a comercializar apenas motores com padrão de emissão de gases Euro 5 (menos poluentes que os Euro 3). Na Iveco, essa mudança ganhou o nome de Geração Ecoline e, hoje, todos os modelos e famílias foram transformados para cumprir as normas.

Além de reduzir o impacto ambiental do transporte de cargas, a nova tecnologia exige que os motoristas saibam o que muda no dia a dia da manutenção de suas máquinas. A alteração na rotina dos motoristas é determinada pelos dois sistemas de pós-tratamento de gases disponíveis para o Euro 5: o EGR (Exhaust Gas Recirculation ou Recirculação de Gases do Escapamento) e o SCR (Selective Catalyst Reduction ou Catalizador de Redução Seletiva).

A Iveco fabrica caminhões com as duas tecnologias, sendo que a EGR conta com uma válvula especial que trabalha em conjunto com o pré-catalisador filtro de partículas de diesel. Nesse caso, há um menor impacto na construção do veículo, que não necessita do tanque adicional de Arla 32 e de periféricos do sistema de exaustão, o que, nos veículos leves, reduziria a capacidade de carga.

No caso dos motores com sistema SCR, é preciso estar atento ao Arla 32, uma solução de ureia de alta qualidade e pureza, que é usada juntamente com o sistema de SCR para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel. A substância não é inflamável, pode ser carregada na cabine do veículo (em galões de 20 litros) e o abastecimento pode ser feito pelo próprio motorista.

Parceiro da Iveco, o Clube Irmão Caminhoneiro Shell produziu uma entrevista com o especialista em combustível da Shell, o Marco Lassen, em que ele responde às dúvidas de caminhoneiros sobre o Arla 32.

Fonte: Clube Irmão Caminhoneiro e Blog do Caminhoneiro

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Rede Comunicação
Nenhum comentário

Postar um comentário