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Caruaru marca volta do motor FPT Industrial campeão de 2013

A Scuderia Iveco inicia a temporada 2014 da Fórmula Truck de olho no bicampeonato. O time, representado pela dupla de pilotos Beto Monteiro e Valmir Benavides, o “Hisgué”, buscará manter a hegemonia conquistada pela marca no ano passado, quando assegurou os títulos Brasileiro e Sul-Americano de Pilotos e o título Sul-Americano de Marcas. A primeira prova do calendário está marcada para esse domingo, dia 16 de março, no autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade de Caruaru, Pernambuco.

A equipe de mecânicos e engenheiros já desembarcou em Caruaru e, por lá, os trabalhos estão focados nos ajustes de itens de suspensão e preparação dos pneus. Os veículos foram perfeitamente adaptado às pistas, com motor Cursor 13 da FPT de 1.100 cv de potência e pode atingir a velocidade máxima de 240 km/h. “Fizemos uma excelente campanha em 2013 e o Cursor 13 garantiu a performance que culminou a vitória da equipe. Para esse ano, melhoramos ainda mais a alta tecnologia do motor alinhada ao robusto caminhão Iveco Hi-Way para garantir o sucesso em todas as etapas”, declarou o diretor de Engenharia de Produto da FPT Industrial, Helton Lage.

O motor passou por mudanças para se adaptar às normas instituídas pelo torneio este ano. O novo regulamento, regido pela Confederação Brasileira de Automobilismo, aboliu o uso do catalisador nos motores. A fim de atender às novas regras e, ao mesmo tempo, garantir a mais alta performance no circuito para o caminhão, a FPT Industrial adaptou o Cursor 13, mudando a abertura da turbina em cumprimento à limitação da entrada de ar. O gerenciamento eletrônico do motor também sofreu novas calibrações e redefinições em seus periféricos, com o objetivo de garantir a redução de emissões durante a prova.

“Para 2014, o Cursor 13 foi aprimorado ainda mais nos seguintes itens: sistema de refrigeração aperfeiçoado e os pistões foram transformados de maneira a suportar cada vez mais a alta temperatura das provas. Sua potência foi mantida em 1.100 cv”, explica Lage.

Outras alterações já haviam sido realizadas na temporada passada, como a adoção de snorkel dimensionado e sem filtragem fina para aproveitar o ar mais limpo e frio, e otimizar o intercooler. Houve também a retirada de materiais do bloco e sub-bloco, para tornar os motores mais leves em aproximadamente 100 quilos.

Para os pilotos Beto Monteiro e Valmir Benavides, o ano promete ser de muito trabalho para manter os bons resultados de 2013. “Nos últimos anos nosso caminhão evoluiu bastante e acabamos de sair de um ano vitorioso. Hisgué e eu formamos uma dupla harmoniosa e a expectativa é muito boa para este ano, estamos preparados para nos manter no topo, apesar de as mudanças técnicas no regulamento da competição criarem certa incógnita”, comenta Beto Monteiro.

Na avaliação de Hisgué, os excelentes resultados conquistados em 2013 fazem a Iveco abrir a temporada deste ano já com uma grande expectativa. “No ano passado, com o trabalho de todo o time de engenheiros, conseguimos nos superar prova a prova, sempre trabalhando em equipe. Na última corrida, conquistei minha primeira vitória pela Iveco. Neste ano, estou pronto para mais”, afirma.

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