Topo

Capacitação e qualificação de caminhoneiros

Capacitação e qualificação de caminhoneiros

Requisitos fundamentais da profissão de caminhoneiro é respeitar as leis de trânsito e ter carteira nacional de habilitação da categoria. Contudo, isso já não é garantia de contratação em empresa de transporte, nem de contratação de uma carga. É necessário ser capaz de conduzir de maneira eficiente os seus veículos e assim obter melhor resultado operacional, com maior economia de combustível e de pneu, entre outros itens.

A revista O Carreteiro publicou reportagem especial no mês de outubro de 2013 sobre a necessidade de atualização e conscientização do profissional em relação às novas regras e legislação, caso da Lei 12.619, que regulamenta a profissão. “Os caminhões estão vindo cada vez com mais tecnologia embarcada e a legislação está mais exigente. Antes, o carreteiro era uma pessoa com o mínimo de conhecimento, mas com a nova tecnologia essa mão de obra hoje é extremamente valiosa, principalmente quando temos um profissional capacitado e desenvolvido para ter diferenciais no mercado do transporte de carga”, afirmou o gerente de desenvolvimento da JSL, Claudemir Turquetti, à revista.

A reportagem exemplifica com o caso da transportadora JSL, que solicita ao motorista que passe pelo seu Centro de Treinamento antes de ser contratado. A capacitação diferenciada do Centro inclui carga horária extensa e conteúdo que varia de comportamento às mais adversas situações que o profissional pode se deparar no dia a dia.

Um dado que chama a atenção é que falta interesse por parte dos profissionais em se capacitar e qualificar. A coordenadora dos Cursos Caminhão Escola e In Company da Fabet, Gláucia Pizzolatto, afirma que a instituição ainda não sentiu um aumento de procura por parte dos carreteiros. Entre 2009 e 2012, a Fabet treinou 12.586 profissionais nas categorias Formação de Motorista, Qualificação e reciclagem de conhecimentos e In Company. Um número relativamente baixo.

Fonte: Revista O Carreteiro (Outubro 2013)

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Rede Comunicação