Top

Saiba mais sobre o Programa de Formação de Novos Motoristas da Iveco

Saiba mais sobre o Programa de Formação de Novos Motoristas da Iveco

Legislação de trânsito, direção defensiva e movimentação de diferentes tipos de carga são apenas algumas das capacidades que um bom motorista profissional deve apresentar. Pensando nisso, a Iveco lançou o Programa  de Formação de Novos Motoristas da Iveco, em parceria com o Sest/Senat, voltado para motoristas de caminhões e carretas. Além de noções de relacionamento interpessoal, o curso também fala sobre tecnologia embarcada, documentação para transporte de mercadorias, prevenção ao roubo de cargas, mecânica, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, prevenção de incêndio, entre outros.

Recentemente, novos temas foram inseridos no cronograma. São eles: valorização profissional e a condução segura e econômica. As disciplinas teóricas são ministradas por instrutores das unidades do Sest/Senat. Para as aulas práticas, a Deva disponibilizou o Iveco Tector 170E25 aos alunos. “É um caminhão menos poluente, moderno, potente e mais econômico. Oferecemos ao profissional um design inovador, com muito mais conforto”, explica Nilson Marques, gerente de Planejamento Estratégico da concessionária.

De acordo com o diretor do Sest/Senat, José Vicente Gonçalves Pinto Júnior, o Tector é um veículo que oferece uma tecnologia moderna o que permite aos motoristas ampliarem suas habilidades e conhecimentos. “Com um caminhão desse porte, conseguimos sanar as principais carências dos alunos que são na parte operacional e mecânica, como por exemplo, utilizar corretamente a manete do freio de estacionamento, o que fazer na falta do freio, troca de marchas alta e baixa”, garante.

Para o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Francisco Costa, a grande demanda pelas aulas deve-se ao “reconhecimento da importância do curso para o setor de cargas e a oportunidade de crescimento profissional dos trabalhadores do setor”. Para o diretor do Sest/Senat, José Vicente Gonçalves Pinto Júnior “além do aprendizado sobre a rotina do trabalho como motorista, os alunos saem com uma nova postura profissional, mais experientes e confiantes”,

A periodicidade dos cursos é mensal e a carga horária, dividida entre teoria e prática, varia de acordo com a categoria, sendo de 24 horas para caminhão, 40 para ônibus e 16 ou 40 horas para carreta.

Para mais informações sobre inscrições, os interessados podem acessar o site do Sest Senat.

Iveco Brasil