Topo

Brasil é o 5º país que mais contribui para a sustentabilidade do planeta

O Brasil é o 5º país que mais contribui com políticas e negócios para a sustentabilidade do mundo, segundo estudo inédito publicado pelo consultor britânico Simon Anholt. O Good Country Index avaliou 125 nações para medir de que maneira cada uma contribui para o bem da humanidade e do planeta. No ranking geral, o Brasil aparece em 49º lugar e a Irlanda é o país que “mais faz bem ao mundo”.

Para elaborar o 1º Good Country Index (Índice do Bom País), o consultor britânico pesquisou dados da ONU e de várias organizações internacionais em itens como número de refugiados, armas exportadas, número de prêmios Nobel até políticas de saúde. O ranking avalia cada país em sete categorias: Ciência e Tecnologia; Cultura; Paz e Segurança Internacional; Ordem Mundial; Planeta e Clima; Prosperidade e Igualdade e Saúde.

O ponto central do estudo de Anholt é responder à seguinte questão em cada uma das categorias: “As políticas e negócios de cada país estão sendo realizadas em favor dos cidadãos ou estão inseridas em um contexto maior em favor da humanidade e planeta?”. No ranking geral, a Irlanda ocupa o topo. O país também aparece em 1º na categoria “Properidade e Igualdade” e em 4º na “Ordem Mundial”. Em cultura, quem mais contribui é a Bélgica – 10º no ranking geral.

O Brasil é o 49º país que mais faz bem ao mundo. A categoria na qual aparece melhor avaliado é “Planeta e Clima” – está em 5º lugar. Na “Ordem Mundial” vem na 37ª posição – principalmente pela sua contruibuição, ajuda e hospitalidade a refugiados. Em “Cultura” (49º) ganha destaque pela “exportação de produtos culturais criativos” e em “Ciência e Tecnologia” (75º) pela alta presença de estudantes brasileiros no exterior. O país fica devendo mesmo em “Prosperidade e Igualdade”, alcançando quase a última posição do ranking (123º).

Confira o estudo completo e os detalhes de cada país e categoria aqui. 

Fonte: Revista Época Negócios

Sem Comentários

Postar um Comentário