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A importância do centro de gravidade da carga

A importância do centro de gravidade da carga

Você sabe da importância do centro de gravidade da carga para o bom desempenho e tempo de vida do caminhão? Os aspectos relacionados com a acomodação adequada de cargas nos veículos de transporte envolvem diversos princípios e regras práticas, bem como procedimentos que devem seguir a legislação pertinente. A correta distribuição da carga no veículo é fundamental para uma operação segura e econômica. Dentre os efeitos observados pela distribuição incorreta da carga no veículo, pode-se destacar: • Má estabilidade; • A falta de aderência; • A iluminação deficiente; • A sobrecarga nos eixos; • O desgaste prematuro de diversos componentes, como os pneus, freios, eixos, molas, amortecedores, sistemas de direção; • A elevação do consumo de combustível. Os efeitos são numerosos e extremamente prejudiciais ao veículo, causando à empresa gastos adicionais desnecessários que podem ser facilmente evitados. Quando a carroceria está 100% ocupada, ou seja, com sua capacidade máxima devidamente colocada, o centro de gravidade da carga distribui igualmente o peso entre os pneus dianteiros e traseiros, não sobrecarregando ou danificando os componentes do caminhão. (Nas imagens ilustrativas deste post, vamos representar o centro de gravidade com a imagem de um pontinho:  ) Os caminhões Iveco são modernos, robustos e preparados para encarar os desafios dos serviços diários de distribuição de cargas. Mas, escolhas incessantemente errôneas de processos podem causar danos irreparáveis a qualquer caminhão.  Devido às características de algumas mercadorias, suas operações de coleta e entrega devem ser tratadas individualmente. É fundamental estudar cada caso e escolher o melhor equipamento e sistema de rotina de distribuição que evite os efeitos maléficos do deslocamento do centro de gravidade da carga. Isso garante o bom desempenho do serviço e evita danos prematuros e prejuízos maiores. A fim de chegar à escolha ideal do sistema de entrega, a  equipe envolvida deve ficar bastante atenta aos consequentes deslocamentos do centro de gravidade em todas as etapas do processo de distribuição: . no início, com o caminhão totalmente carregado; . ao longo do percurso, enquanto são feitas as descargas, normalmente pela porta traseira; . gerando sobrecarga no eixo dianteiro na etapa final da entrega.

No exemplo acima, a concentração da carga na parte da frente deslocou o centro de gravidade do caminhão, sobrecarregando os pneus dianteiros.

No exemplo acima, a concentração da carga na parte da frente deslocou o centro de gravidade do caminhão, sobrecarregando os pneus dianteiros.

No caso da distribuição de cargas em geral, é interessante optar por equipamentos que permitam acessibilidade pelas laterais, através de portas articuladas ou corrediças. Elas podem ajudar bastante na localização estratégica das entregas, melhorando as condições de distribuição do peso ao longo do percurso.
Portas laterais podem ajudar muito

Portas laterais podem ajudar muito


PARA CADA APLICAÇÃO, UMA DICA IDEAL Cada equipamento tem características e peculiaridades que devem ser levadas em consideração.  No serviço de coleta de lixo, o mesmo problema mencionado acima para cargas em geral pode ocorrer. Mas, inversamente (com a maior concentração de carga no eixo dianteiro ocorrendo no início da operação), situação essa ilustrada pela imagem abaixo:

No fim do período de coleta, devido ao deslocamento do centro de gravidade para trás, se apresenta sobrecarga no eixo traseiro.

No fim do período de coleta, devido ao deslocamento do centro de gravidade para trás, se apresenta sobrecarga no eixo traseiro.

Nesse caso, molas traseiras mais curtas, usuais neste tipo de aplicação, podem minimizar o efeito negativo.


No serviço de distribuição de bebidas, gás e outros, é fundamental ter cuidado para se evitar concentração de peso lateral da carga. Veja:

Botijões de gás cheios não devem ficar concentrados em somente um lado da carga, enquanto vazios ficam do outro. Caixas cheias não devem ficar concentradas em somente um lado da carga, enquanto vazias ficam de outro lado. O equilíbrio do peso é fundamental para manter o centro de gravidade da carga num ponto não prejudicial ao veículo.

Botijões de gás cheios não devem ficar concentrados em somente um lado da carga, enquanto vazios ficam do outro. Caixas cheias não devem ficar concentradas em somente um lado da carga, enquanto vazias ficam de outro lado. O equilíbrio do peso é fundamental para manter o centro de gravidade da carga num ponto não prejudicial ao veículo.


No próximo post, confira dicas de como equilibrar o centro de gravidade da carga nas aplicações caçambas basculantes e tanques de água. Não perca! Tenha um excelente fim de semana!

Iveco Brasil
1 Comment
  • Jesus coto Barcala

    Vocês podem fornecer como calcular a distribuição de carga de 6X2; ¨6X4

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