Topo

Transporte de líquidos

Transporte de líquidos

O transporte de líquidos (água ou combustível) é feito através de tanques. Para o transporte de água, utiliza-se carroceria tanque de aço, com ou sem “moto-bomba”. Para o transporte de combustíveis, é usada a carroceria tanque de aço. No transporte rodoviário de líquidos por tanques são usuais os tanques com seções elípticas. As dimensões do tanque (comprimento, altura e largura) são definidas em função do entre-eixos do caminhão. Veículos com entre-eixos maiores são mais estáveis, entretanto, as manobras podem ficar mais difíceis. Veículos com entre-eixos curtos provocam elevação do centro de gravidade, diminuindo a estabilidade. No entanto, a manobrabilidade e a agilidade são maiores nessa situação. Os pesos dos combustíveis normalmente são: Gasolina: 0,74kg/litro; Diesel: 0,84 kg/litro; Álcool hidratado: 0,81 kg/litro. Para o transporte de água é comum a utilização de quebra-ondas longitudinais e transversais, que minimizam o deslocamento da carga e, consequentemente, do centro de gravidade. Já os tanques de combustíveis são normalmente divididos em compartimentos de 5.000 litros, não sendo usual a utilização de quebra-ondas internos. A carroceria tanque de aço para o transporte de água com moto-bomba tem o acionamento de descarga da água realizado por meio de unidade de força (motor e bomba hidráulica) localizada atrás da cabine, ou abaixo da linha do chassis entre as longarinas. O mesmo equipamento, mas sem moto bomba, tem a descarga de água através da gravidade. Confira quais são as principais soluções Tector para se trabalhar com carroceria tanque de aço para o transporte de líquidos:

Iveco Brasil
2 Comentários
  • juberly de araujo

    gostaria de receber folder que tenha as dimensões do tanque 30000litros, inclusive altura total do tanque sobre o caminhão

  • admin

    Olá, Juberly.

    Como vai?

    Não produzimos carrocerias de aço para o transporte de líquidos como água e combustível. Existem algumas empresas muito boas no mercado que o fazem. Sugerimos que você entre em contato com algumas delas.

    Produzem tanques para água: Tankar, Facchini, Tankspar, Gotti, Bozza, Gascom, Loranda, Rodatank.

    Produzem carrocerias tanque de aço para transporte de combustíveis: Tankar, Tankspar, Morales, Tanesfil, São José, Limeira e Santo Antônio.

    A grande maioria delas possui site na internet, através dos quais você pode fazer contato.

    Atenciosamente,
    Equipe Blog Novo Iveco Tector.

Postar um comentário