Topo

7 dicas para ser um motorista mais sustentável

7 dicas para ser um motorista mais sustentável

O termo “sustentabilidade” ainda é desconhecido por muitos motoristas. Mas algumas atitudes simples podem ser adotadas para que a nossa existência e o bem-estar do planeta em que vivemos sejam mantidos.

Veja dicas para que você se torne um motorista sustentável:

– Respeite o limite de velocidade da via: acelerações bruscas e direção agressiva aumentam o risco de acidentes e o consumo de combustível.
– Faça manutenção periódica em seu veículo: ela ajuda a aumentar a longevidade das peças e serve para controle da emissão de poluentes.
– Separe seus resíduos e descarte-os em locais adequados. Resíduos jogados na rodovia podem causar acidentes, além de entupir bueiros e poluir o meio ambiente.
– Utilize a marcha mais alta para cada velocidade. Quando você dirige seu carro na marcha mais alta possível para o momento, a velocidade do motor diminui, reduzindo os níveis de emissão de dióxido de carbono e o uso de combustível.
– Preste atenção na bomba de combustível. Não abasteça com quantidade superior à da capacidade do seu tanque porque o combustível derramado evapora e, com as chuvas, pode contaminar águas subterrâneas.
– Estacione de forma consciente. Parar o seu carro na sombra não apenas evita que você entre em um forno depois, mas minimiza a evaporação de combustível e evita o uso de ar condicionado.
– Opte por lava rápidos e postos de lavagem que se comprometam com o uso econômico da água. E, quando lavar em casa, tente ao máximo possível economizar água.

Estas dicas podem garantir mais mobilidade e mais qualidade do ar, especialmente nos centros urbanos. Mesmo que você não compreenda a importância de cada uma dessas atitudes, saiba que se cada um for sustentável individualmente a vida em nosso planeta está sendo preservada.

Acompanhe mais dicas sustentabilidade pelo Twitter do Programa Próximo Passo da Iveco!

Fontes: ABCR e Natura Ekos

Iveco Brasil
Nenhum comentário

Postar um comentário