Topo

5 coisas que todo caminhoneiro deve saber para dirigir à noite

Alguns caminhoneiros acreditam que dirigir à noite é mais tranquilo. Mas, para quem prefere as viagens noturnas, é preciso tomar alguns cuidados para preservar a própria segurança e a de outros motoristas. Separamos cinco dicas para dirigir à noite, sem riscos:

Faça revisões nos faróis e luzes de freio

Antes de partir, confira se os faróis e as luzes de freio estão funcionando, limpe o para-brisas e os espelhos laterais e certifique-se de que eles estão regulados. Esse conjunto é o que vai garantir que você seja visto à noite e, assim, evitar acidentes.

Lembre-se: só use o farol alto quando estiver sozinho na via.

Óculos escuros à noite?

Eles podem ser a salvação no lusco-fusco, fenômeno que acontece na transição entre dia e noite, ou seja, no pôr e no nascer do sol. Nossos olhos demoram a se acostumar com a mudança na luminosidade nesses períodos e a luz intensa e amarela atrapalha a visão. Um bom óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta é ideal nesses casos.

Dirigir à noite é mais cansativo

E, por isso, assim que perceber que o cansaço começou a bater, aumente o volume do som, beba uma água e veja se isso te deixa melhor. Se não adiantar, pare em um lugar seguro e vá descansar por algumas horas.

Diminua a velocidade em trechos urbanos

Reduza sua velocidade, até nos cruzamentos com semáforo. É muito comum que as pessoas não parem no sinal vermelho após um certo horário, e isso pode causar acidentes, principalmente com motoristas que dirigem alcoolizados.

Algumas pausas podem te fazer render mais

Se você decidiu dirigir noite adentro porque precisa render mais, talvez tenha te ocorrido continuar o máximo que puder e só parar para dormir. Porém, na verdade é mais produtivo fazer pausas de 20 minutos a cada 3 horas de direção, aproximadamente. Isso vai fazer com que o seu corpo relaxe e permitir que você possa fazer um trecho maior.

Via: Blog da DEVA

Sem Comentários

Postar um Comentário