Topo

25 de setembro: Dia Nacional do Trânsito

Hoje, 25 de setembro, diversas ações ocorrem em todo o país em virtude do Dia Nacional do Trânsito. O tema deste ano é “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” e sua escolha foi sugerida pela Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran, para trazer à tona a necessidade de um debate sobre legislação, mobilidade urbana sustentável, segura e acessível e a prioridade ao pedestre.

Segundo dados da seguradora Líder-DPVAT, o pedestre é o segundo tipo de vítima que mais motivou indenizações por morte, invalidez ou reembolso com despesas médicas, de janeiro a julho deste ano. Todos os dias são cerca de 370 pedestres envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil.

A década mundial de ação pela segurança no trânsito

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, no dia 02 de março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. O objetivo é estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito.

A decisão de adoção de uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais, resultando no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em Moscou, em novembro de 2009, onde o Brasil se fez presente.

Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde – OMS, juntamente com outros organismos internacionais, terá a missão de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial. Atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente. A faixa de 15 a 44 anos é a mais atingida, o que representa significativa parcela produtiva da sociedade.

Sem Comentários

Postar um Comentário