Topo

2013 é o Ano Internacional para a Cooperação pela Água

2013 é o Ano Internacional para a Cooperação pela Água

As Nações Unidas escolheram 2013 como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água. O objetivo é promover uma maior interação entre nações e debater os desafios do manejo da água. Segundo a ONU-Água, existe um aumento da demanda pelo acesso, alocação e serviços relacionados a esse bem natural. O ano vai destacar iniciativas de sucesso sobre cooperação pela água e o controle da água entre fronteiras.

Outra ideia é apoiar a formulação de novos objetivos que contribuam para o desenvolvimento de recursos sustentáveis da água. Serão revistos ainda os compromissos feitos no ano passado na conferência Rio+20.

A iniciativa quer promover uma maior interação entre nações e debater os desafios do manejo da água

A relatora especial para o Direito à Água e Saneamento, Catarina de Albuquerque, defende que a quantidade de água no mundo é a mesma há milhares de anos, mas a cooperação é fundamental para preservar o recurso. “Com a diferença de que hoje somos mais de 7 bilhões (de pessoas); com a diferença de que hoje temos piscina, temos campos de golfe, temos a indústria que consome imensa água; a agricultura que consome ainda mais água para alimentar a todos nós. E há muito desperdício de água. Nós temos que pensar nisso tudo, de uma maneira séria, corajosa e é de mãos dadas que isso se consegue. Caso contrário, não conseguimos nenhuma solução.”

A Unesco foi a agência da ONU escolhida para liderar todas as atividades relacionadas ao Ano Internacional para a Cooperação pela Água. E ao longo de 2013 várias atividades vão promover ações relacionadas à água, em áreas como educação, cultura, gênero, ciência e prevenção de conflitos.

Fonte: www.jornalbrasil.com.br

Rede Comunicação
Nenhum comentário

Postar um comentário