Top

“Start!”: programa de pós-graduação atrai recém-formados para o pólo automotivo da Iveco

“Start!”: programa de pós-graduação atrai recém-formados para o pólo automotivo da Iveco

start

A Iveco, quarta maior montadora de caminhões do País, assinou ontem, quarta-feira (31/05), um convênio de cooperação com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) para a execução de projetos na área de educação, em particular o lançamento do programa Start! de pós-graduação em Engenharia Automotiva, Engenharia de Manufatura e Estratégia Empresarial Automotiva. O objetivo da parceria é desenvolver projetos de formação acadêmica e treinamento visando formar e capacitar mão de obra especializada para a Iveco.

“Queremos profissionais que façam carreira na montadora, que é a que mais cresce no setor de caminhões no Brasil”, explicou Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Estamos próximos de anunciar um novo ciclo de investimentos e o momento é este para jovens profissionais que queiram abraçar uma carreira dinâmica numa empresa que certamente vai lhes oferecer grandes oportunidades de crescimento profissional”, disse o presidente da Iveco. “Estamos selecionando e formando hoje os futuros gestores da Iveco”, concluiu ele.

“Os cursos de pós-graduação do Start! destinam-se aos profissionais com até um ano de formação em engenharia, administração, logística e outros. O pré-requisito para o processo seletivo é ter concluído o terceiro grau em qualquer universidade de Minas Gerais, pública ou privada. Não há restrição de idade”, informou Ionara Pontes, diretora de Recursos Humanos da Iveco.

A bolsa mensal é de R$ 2.387,00 e a mensalidade da pós é paga pela Iveco. O valor da bolsa cresce progressivamente ao longo do curso. O processo seletivo do Start! começa em junho. O site/blog http://startcomaiveco.com.br/ entra no ar dia 6 de junho, com todas as informações à disposição dos candidatos. Serão usadas também as ferramentas de divulgação das redes sociais e o programa será apresentado às principais universidades de Minas Gerais.

CURSO INCLUI MESES DE IMERSÃO NA MONTADORA

Os candidatos inscritos no Start! farão testes on-line de conhecimentos gerais, raciocínio lógico e português. Depois, exames psicotécnicos, entrevistas e dinâmicas de grupo. Os selecionados desses dois módulos serão então avaliados pelos gestores da Iveco, durante uma rodada de entrevistas. Na sequência, serão escolhidos os 60 aprovados (20 para cada um dos cursos). As aulas começam em agosto.

Os 18 meses de duração do Start!, com seis horas diárias de aulas, somam 1.400 horas de aulas teóricas e práticas e outras 600 horas de On the job e Project Work. Um curso de especialização normal tem, em média, 360 horas/aula. Além disso, segundo Ionara, as três modalidades de pós-graduação que estão sendo oferecidas não existem no mercado educacional e estão hoje em grande demanda na indústria. “Se somarmos a bolsa mais o valor da pós, o total corresponderia a um salário médio de R$ 7 mil”, calculou Ionara. A expectativa da Iveco é absorver 100% das turmas, mas a contratação vai depender do desempenho de cada um dos estudantes ao final do curso.

Rede Comunicação