Topo

Você sabe quais são os sintomas de AVC?

Mais comum do que se imagina, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) já atingiu mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde. Popularmente conhecida como derrame cerebral, o AVC apresenta sintomas simples que, se identificados a tempo, podem evitar grandes complicações.

Veja abaixo quais são os principais sintomas e fique preparado. Nunca se sabe quando um amigo na estrada ou até mesmo algum familiar vai precisar de socorro.

1. Fraqueza nos membros

O principal sinal do AVC. Normalmente, essa falta de força toma primeiramente um braço ou uma perna, em apenas um lado do corpo. Essa perda de força pode variar desde uma fraqueza muito suave, até uma paralisia total.

2. Paralisia facial

Esse é outro sinal típico do AVC. O desvio da boca em direção contrária ao lado paralisado é o mais comum e perceptível. Normalmente, a paralisia costuma preservar a metade superior da face, sendo o paciente capaz de franzir a testa e levantar as sobrancelhas.

3. Alterações na fala

Grande dificuldade na fala. Algumas vezes, o paciente perde a noção para nomear objetos e coisas. Outras vezes, ele pode também não conseguir escrever o nome desses objetos. Muita dificuldade em articular as palavras, embora compreenda tudo que lhe é dito.

4. Confusão mental

A pessoa pode perder a noção do tempo, não sabendo dizer o ano nem o mês em que estamos. Pode também não reconhecer o lugar em que está.

5. Crise convulsiva

Em alguns casos, a doença se manifesta em forma de crise convulsiva. Em alguns casos, ela pode ser também uma sequela de um AVC anterior.

Se perceber algum amigo de estrada com algum desses sintomas, não hesite e chame o SAMU, pelo número 192. Com pequenas atitudes, você pode ajudar e muito a salvar vidas.

Sem Comentários

Postar um Comentário