Topo

Você sabe o que é uma carreta Vanderleia?

E aí, amigo(a)?! Hoje eu vim com um papo leve, que contém uma curiosidade superlegal! Você com certeza já viu uma carreta Vanderleia pelas estradas, mas você sabe por que ela é a preferida entre os amigos do trecho?

Caso você não conheça, a carreta Vanderleia tem um distanciamento maior entre os três eixos, o que permite uma distribuição melhor do peso do que a carreta convencional (LS). Além de aproveitar melhor o espaço, você também pode carregar mais! 

Mas, lembre-se, amigo(a), não ultrapasse o peso do seu caminhão, para garantir a sua segurança, a de outras pessoas e também do seu bruto! 

Mas por que Vanderleia?

A Vanderleia surgiu na década de 1970, no Governo Geisel, quando o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) passou a ser 45 toneladas, em vez das 40,5 toneladas permitidas. Na época, o novo modelo não foi visto com bons olhos, visto que aparentava alguns problemas, como a instabilidade dos eixos.

Mas, afinal, por que esse nome? Na Jovem Guarda, além de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, a cantora Wanderléa fez muito sucesso, e os seus passos foram comparados com a distância entre os eixos, o que levou ao nome da carreta.

A comparação não foi muito justa, né? Mas, acabou pegando e até hoje a carreta é conhecida como Vanderleia.

A quais modelos de carreta a Vanderleia se aplica?

É importante entender que quando falamos da carreta Vanderleia, estamos chamando atenção para os eixos e não para o estilo da carreta, pois ela se adapta para tanque, baú, frigorífica, graneleira, caçamba e sider! Assim como esses modelos também estão disponíveis para o estilo bitrem, rodotrem e LS.

Aproveite para conhecer quais tipos de implementos podem acompanhar os cavalinhos da IVECO. 

E aí, gostou dessa curiosidade? Compartilhe com um colega que ainda tem dúvidas e aproveite para dizer o que achou do nosso papo.

Sem Comentários

Postar um Comentário