Topo

Você sabe o que é uma carreta Vanderleia?

Você sabe o que é uma carreta Vanderleia?

Uma das carretas mais famosas entre os estradeiros é a famosa “Vanderleia”, que existe desde o final dos anos 1970. Mas você sabe por que ela tem esse nome? Descubra agora!

A carreta Vanderleia possui uma distância maior entre os eixos. Normalmente são três eixos que distribuem o peso de uma forma melhor do que uma carreta convencional. Ou seja, pode levar a carga de uma forma mais bem distribuída e em maior quantidade. Algumas delas têm também o primeiro eixo direcional, que vira junto com o volante.

Mas por que esse nome? Você deve estar se perguntando: “Ela é uma homenagem à cantora Wanderléa, um dos principais nomes da época da Jovem Guarda?” Quando a carreta foi criada, ela não apresentava uma estabilidade adequada nos eixos, o que fazia o primeiro deles ficar “dançando” fora do alinhamento normal. Além disso, o espaçamento lembrava uma pessoa dançando com as pernas abertas, o que lembrava os paços da cantora.

O surgimento dessa variação veio com um decreto nos anos 1970, que aumentou o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) da carreta para 45 toneladas, em vez das 40,5 toneladas permitidas antigamente, que era o máximo que as carretas de cinco eixos da época conseguiam rodar.

 

E aí, gostou dessa curiosidade? Quer conhecer outros tipos de implementos que podem acompanhar os cavalos mecânicos da IVECO? Etão clique aqui. E continue acompanhando o blog da IVECO para saber muito mais sobre o universo do estradeiro.

Iveco Brasil