Topo

Você sabe a diferença entre chassi e monobloco?

Você sabe a diferença entre chassi e monobloco?

Uma das dúvidas mais comuns para os motoristas é em relação a carroceria. Pois muita gente ainda não sabe dizer qual é a diferença entre chassi e monobloco. Os dois tipos mais comuns de estrutura ainda causam muita confusão e como o blog da IVECO está sempre carregado de informação, vamos te explicar a diferença para não haver mais dúvidas.

A maioria dos carros de passeio de hoje em dia são considerados monoblocos. Isso porque nesse tipo de estrutura, o assoalho, as laterais e o teto formam uma peça única. Daí vem o nome e a grande vantagem desse tipo de estrutura, que é a redução do peso do veículo, tornando-o mais dinâmico.

Já o chassi é projetado para ser uma peça separada da carroceria. Ele faz o papel de uma espécie de espinha dorsal do veículo. As demais partes do veículo, como a carroceria, são acopladas ao chassi e fica apoiado nas longarinas, travessas paralelas que estão em toda a extensão do chassi.

É o chassi que equipa a maioria dos caminhões e picapes. A vantagem é que ele garante uma redução na possibilidade de trincas na estrutura, uma vez que esses veículos são utilizados para levar carga e precisam aguentar o tranco. Entre os produtos IVECO, o Stralis, o Tector e Hi-Way, entre outros, são todos chassi.

E ai, curtiu saber a diferença? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e continue acompanhando o Blog da IVECO para mais conteúdos informativos como esse.

Iveco Brasil