Topo

VERÃO, O VILÃO PARA A SAÚDE DO CAMINHONEIRO

Temos uma pergunta importante: você cuida da sua saúde especialmente durante o verão? Se já não é fácil encarar tantas horas de direção, pressão e prazos para cumprir, e ainda levar o coração carregado de saudade de casa para a rotina diária de trabalho, imagina tudo isso sob o forte calor do verão? Aí fica mais danado, não é mesmo? Venha com a gente e confira as dicas para ficar firme e forte nessa estação!

O PAPO É SÉRIO

Crédito de GIF: Giphy

Vocês, caminhoneiros(as) e motoristas que dirigem nas cidades e estradas, precisam lidar todos os dias com uma rotina complexa: trânsito, estrada, pessoas, demandas. Em alguns casos, cumprem uma jornada que pode durar até 16 horas seguidas. Tudo isso pode ser muito estressante! Tanta informação aliada à corrida contra o tempo acaba prejudicando o cuidado da saúde, não é mesmo? Então, fique atento(a): as altas temperaturas baixam a imunidade e colaboram para o mal-estar, o aumento de doenças infecciosas e de pele, como intoxicações alimentares, alergias, dentre outras.

FIRME E FORTE NO VERÃO

Preocupar-se só com a saúde do seu bruto não vale, você também merece (e deve) ganhar atenção! Por isso, separamos algumas dicas que vão contribuir para que a sua viagem seja mais agradável durante o clima quente:

EVITE O ESTRESSE TÉRMICO

Crédito de GIF: Giphy

 

Sim! O estresse térmico é causado pelo excesso de esforço debaixo de sol forte ou em ambiente muito quente. As consequências podem ser a perda completa ou parcial da consciência e atenção reduzida ( imagina isso no volante! ).  Cuide-se! Quando parar para descansar ou comer aquela comida especial, escolha um local mais fresco e com sombra. Na hora de descarregar, cuidado com o famoso “sol do meio-dia”. Positivo?

DURANTE A VIAGEM

Mantenha sua garrafa de água ou suco sempre cheia e leve alimentos frescos e leves no seu bruto. Aproveite o ar-condicionado para circular o ar dentro do caminhão, mas cuidado com as baixas temperaturas, pois a oscilação extrema de temperatura pode causar choque térmico no corpo. Faça a sua viagem com roupas mais confortáveis.

PROTEJA-SE DO CÂNCER DE PELE

Crédito de imagem: divulgação

Não dá para dormir no ponto igual ao Kiko em Acapulco, não é mesmo? Passar o protetor solar é rápido e não vai tomar 5 minutos do seu tempo. Afinal de contas, além de proteger a sua pele da radiação solar, evita a incidência do câncer de pele!

#VOCÊSABIA

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele é mais comum em pessoas acima de 40 anos e a exposição direta ou repetida ao sol está dentre os principais fatores de risco para a doença.

COM SEDE OU SEM SEDE

A hidratação é constante e não deve ser condicionada apenas à sua sede, amigo(a)!  Lembre-se de manter a sua garrafinha de água sempre por perto. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda beber 2 litros de água diariamente.

Crédito de GIF: Giphy

Agora que você está por dentro dessas dicas, queremos saber: como você avalia o seu autocuidado com a saúde? A partir dessa resposta, te convidamos para uma reflexão! Até mais, boa viagem!

Sem Comentários

Postar um Comentário