Topo

Tudo sobre a CNH para caminhões

Ter a habilitação correta é o primeiro passo para quem procura ser motorista profissional de caminhões. Preparamos um compilado de informações que vão ajudá-lo nessa trajetória. Confira abaixo!

Categorias

Cada tipo de veículo possui sua própria categoria, com especificações e limitações próprias. Para a condução de caminhões, são necessárias as seguintes:

  • Categoria C: permite a condução de veículo para transporte de carga, com peso bruto máximo de 3,5 mil kg. O motorista deve ser ao menos há um ano habilitado na categoria B (veículos com 4 rodas ou mais, com peso de até 3 toneladas e meia ou até 8 passageiros);
  • Categoria D: permite a condução de veículos para transporte de passageiros em que a lotação exceda os 8 lugares. O motorista deve ser habilitado ao menos há um ano na categoria C, ou dois anos na categoria B;
  • Categoria E: permite a condução de combinação de veículos, onde a unidade tratora seja contemplada pelas categorias B, C ou D, e cuja unidade acoplada (semirreboque, trailer ou articulada) tenha 6 mil kg ou mais de peso bruto total, ou que a lotação exceda 8 passageiros. O motorista precisa ser habilitado há um ano na categoria C ou D.

Requisitos

Como já dissemos, ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o primeiro e mais importante passo para começar a dirigir profissionalmente. Para habilitar-se nas categorias acima, é necessário preencher os seguintes requisitos:

I – ser maior de vinte e um anos;

II – estar habilitado:

  1. a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e
  2. b) no mínimo há um ano na categoria C ou D, quando pretender habilitar-se na categoria E;

III – não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.

Exames

Assim como para toda habilitação, o interessado deverá passar por exame médico e psicotécnico, comprovar 15 aulas de direção e ser aprovado em uma prova prática. Além disso, é possível que seja necessário comprovante em cursos especializados e em treinamento de prática veicular em situação de risco. Consulte com o Detran do seu estado.

Preços

Cada cidade e estado vão possuir preços específicos à sua realidade, mas em uma média geral, as autoescolas costumam cobrar cerca de R$800 pela mudança para as categorias “C” e “D”, incluindo as aulas práticas. Para a categoria “E”, a média fica em torno de R$1.000, também com aulas práticas. Além desses custos, é preciso pagar as taxas exigidas pelo Detran.

Informe-se com o Detran do seu estado e procure uma autoescola de confiança. Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

 

Sem Comentários

Postar um Comentário