Topo

Trocou de celular? Veja como deve descartar o antigo

O consumo de eletroeletrônicos nunca foi tão grande. Só de dispositivos de comunicação, como o telefone, o comércio mundial ultrapassa um trilhão de dólares. A consequência é mais lixo eletroeletrônico gerado em uma velocidade de três a cinco vezes maior que o lixo urbano. Segundo dados da ONU, são 40 milhões de toneladas por ano.

Parte se deve ao constante avanço da tecnologia, que faz com que a vida útil dos eletrônicos seja cada vez menor. O fácil acesso às tecnologias modernas tem um efeito colateral complicado para o meio ambiente, principalmente em países como o Brasil, onde não há ainda um sistema de gestão eficiente para lidar com esse tipo de material.

Com isso, muitas vezes, os aparelhos acabam ocupando um espaço no fundo do armário ou, pior, são descartados no lixo comum. O problema desse resíduo ser descartado no lixo comum é a presença de metais pesados. Há mercúrio, chumbo, cádmio e outros metais que, se destinados aos lixões, aterros ou rios podem causar uma séria contaminação às águas, solo e ar.

E mais: descartar o lixo eletroeletrônico no ambiente é desperdiçar a oportunidade de recuperar partes recicláveis e metais de alto valor como ouro, prata e cobre. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê os fins dos lixões e aterros controlados, e colocou o lixo eletroeletrônico no rol da logística reversa obrigatória, o que implica, ao menos em teoria, que esse tipo de destinação não deverá mais acontecer.

Mas então, o que fazer com este lixo? A melhor forma de descartar esse resíduo é começando com a conscientização de que ele não é um lixo comum e, portanto, não pode ser misturado aos demais resíduos domésticos. O consumidor deve ser responsável pelo descarte correto de seu aparelho na hora da compra.

Hoje já é possível procurar por pontos de coleta adequados, centros de reciclagem, fabricantes de produto, cooperativas, associações de catadores de matérias recicláveis e empresas especializadas na gestão de resíduos tecnológicos.

Fonte: Revista Exame

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Sem Comentários

Postar um Comentário