Topo

Saúde na estrada: Como balancear a correria do trabalho com hábitos saudáveis

Saúde na estrada: Como balancear a correria do trabalho com hábitos saudáveis

E aí estradeiro, como vai a saúde? Esperamos que bem.
Soubemos recentemente que alguns de vocês têm deixado a desejar no quesito “cuidados com a saúde e hábitos saudáveis”, então, decidimos falar um pouco sobre isso hoje no blog e ajudar com algumas dicas.

Na correria do trabalho, às vezes adquirimos estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, falta de exercícios, entre outros.
Mas, apesar do trabalho ser nossa fonte de renda, a saúde ainda é o maior recurso para desenvolvimento pessoal, econômico, social e profissional. Isso porque ela interfere diretamente na qualidade de vida e dependemos dela para viver bem.

Sem saúde não fazemos nada, não é mesmo?

Então, vamos lá!

Que horas são? Hora de descansar!

Uma pesquisa realizada em cinco estados brasileiros mostrou que 10% dos caminhoneiros estão na escala mais alta de sonolência, ou seja, eles podem dormir no volante a qualquer momento e causar um acidente na estrada. Por isso, é essencial que você descanse para desempenhar um bom trabalho e ter uma viagem tranquila.
Deixar de dormir nem sempre te ajuda a chegar ao seu destino mais rápido. Então, pense nisso e acerte seu horário de descanso. Ok?!

Uma boa alimentação funciona como combustível

Assim como o bom desempenho do caminhão depende da qualidade do combustível, a saúde e o bem-estar do corpo dependem de uma boa alimentação. É essencial que você faça 3 refeições durante o dia: café, almoço e jantar. Lembre-se de deixar seu prato bem colorido, equilibrando os nutrientes. Beba bastante água, não importando a estação. E se bater aquela fominha entre a refeição, opte por frutas ou lanches leves.

Remédio ajuda, mas..

Uma pesquisa realizada na Universidade de Gotëborg, na Suécia, descobriu que quando a pessoa está sentada, a coluna recebe 40% mais pressão do que quando a pessoa está de pé. E nós passamos mais tempo sentados dentro do caminhão do que fazendo qualquer outra coisa, não é mesmo?
Essa pressão na coluna acontece mesmo que você mantenha uma postura adequada, por isso, é importante que consiga um tempinho para sair do caminhão e se alongar, esticar as pernas, caminhar, enfim, se exercitar! Variados tipos de remédios ajudam no combate as dores, mas não solucionam 100% os incômodos.

Por fim, evite também ficar sempre com o caminhão fechado e sem ventilação, agasalhe-se no frio e use soro para combater o ar seco.

Esperamos que tenham gostado das dicas de hoje!

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais para ajudá-los também.

Até logo, estradeiros!

Iveco Brasil