Topo

Revista Tecnologia e Defesa testa o LMV da Iveco

Revista Tecnologia e Defesa testa o LMV da Iveco

Confiabilidade, robustez e, acima de tudo, segurança são atributos que não faltam nos veículos de defesa da Iveco. Por motivos assim, muitos civis sonham em ter uma oportunidade para pilotar esses carros. Desta vez, quem pôde conhecer de perto um desses modelos foi a reportagem da Revista Tecnologia e Defesa, que teve a oportunidade de testar o LMV após a cerimônia de entrega simbólica do 100°Guarani, que aconteceu em setembro deste ano.

O LMV, conhecido como Lince por militares italianos e Panther pelos britânicos, é um veículo leve multifuncional, versátil e desenvolvido e produzido na sede da Iveco Defence Vehicles, em Bolzano, cidade encrustada entre as montanhas do norte da Itália. No Brasil, ele foi apresentado oficialmente no primeiro semestre de 2013, durante a inauguração da planta de Veículos de Defesa com a presença dos representantes do Exército brasileiro, Sete Lagoas (MG). Logo em seguida, foi enviado para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), onde encontra-se participando de testes rigorosos.

Sobre algumas características do modelo, o repórter Paulo Bastos afirma que “durantes os testes ficou comprovada a enorme facilidade em guiar o LMV; a direção é muito macia e o painel oferece comandos inteligentemente dispostos à altura e alcance das mãos. O espaço interno é extremamente surpreendente, tornando o carro confortável mesmo para pessoas de grande estatura”.

A versatilidade do modelo também foi destaque em sua avaliação. “O LMV demonstrou muita agilidade em superar todos os obstáculos das rampas e no trecho off-road, sendo necessária a utilização da redução apenas na subida da rampa de 60%. […] Sua aceleração se mostrou compatível com um veículo deste peso, e o sistema de freios ABS, superdimensionados, mostram-se capazes de para em um espaço curto e de forma controlada”, concluiu.

Confira a reportagem completa:

Iveco Brasil