Topo

Projeto obriga caminhoneiros a fazer exame de saúde anualmente

Projeto obriga caminhoneiros a fazer exame de saúde anualmente

As avaliações médicas farão parte de programas de saúde conduzidas pelo Sistema Único de Saúde.

Os caminhoneiros profissionais deverão realizar uma avaliação de saúde anual para continuar exercendo sua atividade. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 407/2012, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE). A proposta foi aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado na quarta-feira, 13 de março e será agora analisado pela Comissão de Assuntos Sociais.

Na justificação do projeto, Amorim argumenta que os caminhoneiros autônomos ficam completamente desassistidos, pois não possuem vínculo empregatício e não conseguem obter do Estado o atendimento médico direcionado às questões de saúde ocupacional. Entre os problemas de saúde mais comuns, estão a hipertensão arterial, estresse e problemas de sono, locomotores, circulatórios e gástricos.

A proposta condiciona a renovação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas ao exame médico anual, que deve avaliar tanto o estado físico quanto o psicológico dos motoristas. As avaliações médicas farão parte de programas de saúde conduzidas pelo Sistema Único de Saúde.

Fonte: Site do Senado Nacional

Rede Comunicação
  • elcio

    É, ta cada vez mais clara a intenção dos políticos de acabar com os autônomos, beneficiando desta forma as grandes empresas de transporte, tá ficando cada vez mais complicado trabalhar honestamente neste país!