Topo

Pesquisa comprova eficiência do Etanol

Pesquisa encomendada por uma empresa especializada em gestão de frotas corporativas no Rio Grande do Sul mostra que o etanol apresenta um rendimento médio equivalente a 79,52% do desempenho da gasolina. O resultado vem confirmar a importância do bicombustível produzido pelo setor sucroenergético, além da sua ampla vantagem em relação ao combustível fóssil.

De acordo com a reportagem divulgada pelo jornal Valor Econômico, o estudo chegou a esse resultado levando em conta dados de clientes que estavam armazenados – o resultado quebra o paradigma aceito pelo mercado de que o ponto de equilíbrio entre os dois combustíveis é de 70%.

A pesquisa utilizou dados de veículos que circulam nas ruas e estradas brasileiras, sendo estes abastecidos em mais de 12 mil postos e dirigidos por milhares de motoristas. Do total de 640 mil veículos geridos pela empresa gaúcha, foram selecionados apenas os flex fuel (410 mil). Os dados se referem a 31 meses de desempenho dessa frota (agosto de 2009 a março de 2012).

Na Iveco, a FPT Industrial é responsável pelo desenvolvimento do motor Cursor 9, movido a Etanol-Diesel e testado no caminhão Iveco Trakker Bi-Fuel. A tecnologia permite a substituição do diesel pelo etanol, de acordo com a utilização do caminhão.

O motor FPT Cursor 9 Diesel-Etanol possui seis cilindros, capacidade de nove litros, sistema de injeção common rail e 360cv de potência. Seu sistema “Bi-Fuel” possui injeção feita de forma separada, gerenciada por um sistema eletrônico, e sua grande vantagem é a redução do consumo de diesel e de emissões de poluentes como a fumaça e óxido de nitrogênio (NOx).

Conheça mais sobre o Iveco Trakker Bi-fuel.

Com informações de Valor Econômico e Agora Sertãozinho.

Sem Comentários

Postar um Comentário