Topo

O que você precisa para fazer transporte fretado

O fretamento é uma das soluções possíveis para ajudar a diminuir os problemas de congestionamento nas grandes cidades. É o que mostra uma pesquisa da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) e da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp). De acordo com o estudo, o fretamento é uma modalidade que encontra mais aceitação que o metrô e o ônibus quando o assunto é transporte público.

Se você está pensando em ter um negócio próprio, essa pode ser uma boa opção de empreendimento. Existem dois tipos de fretamento: o eventual, como o contratado para atividades turísticas, culturais, religiosas, esportivas e educativas, e o contínuo, como o caso do transporte escolar ou de funcionários de empresas. Este meio de locomoção alia vantagens do transporte coletivo (menos impacto ambiental, deslocamento de grande número de pessoas) com vantagens do transporte individual (conforto, tempo de viagem reduzido e adequação de itinerário).

Para a regulamentação desse tipo de serviço, o motorista precisa atender a certos parâmetros. A CNH deve ser de categoria D e as autorizações devem ser obtidas no Departamento de Estradas de Rodagem e/ou Secretaria Municipal de Transportes de cada cidade e, além disso, os veículos devem ter capacidade superior a 9 pessoas, os ônibus devem ter até 15 anos de idade, micro-ônibus e vans devem ter até 10 anos de idade, devem ser acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, devem apresentar boas condições de higiene e segurança, não podem transportar passageiros de pé e devem obedecer os pontos de embarque e desembarque.

Se interessou pelo transporte fretado? Então conheça os modelos Iveco CityClass e Iveco Daily Minibus, os veículos ideais para que você inicie seu próprio negócio.

Com informações de Guia de Direitos e DER-MG.

Sem Comentários

Postar um Comentário