Topo
Lanterna solar inflável é ideal para tempos difíceis

Lanterna solar inflável é ideal para tempos difíceis

Ter que lidar com a escuridão não é uma tarefa fácil, principalmente após enfrentar desastres naturais. E foi pensando nisso que Alice Min Soo Chun, designer e professora da New School for Design Parson, projetou algo que pode ser utilizado nos esforços de socorro depois do terremoto que atingiu o Haiti em 2010.

Seus estudos deram origem ao SolarPuff, uma lanterna solar em formato de origami que leva a luz de maneira segura e acessível a quem mais precisa. A criação do aparelho tem como base os princípios de dobradura do origami e, com apenas um puxão, ele passou a ter forma de um simples envelope para uma caixinha que ilumina o ambiente. A energia gerada pelo origami vem de finas placas solares acopladas à estrutura que alimentam uma bateria de íon de lítio. E o melhor: quatro horas de recarga garantem de 8 a 10 horas de luz durante a noite.

Muito leve e portátil, o aparelho se tornou um grande aliado em situações de emergência, como, por exemplo, uma catástrofe natural. De acordo com sua criadora, essa invenção pode ajudar a mudar as condições de vida de cerca de 1,2 bilhão de pessoas no mundo que ainda vivem sem energia elétrica. Para arrecadar fundos para a produção em escala do gerador de energia, o projeto busca apoio no site de financiamento coletivo KickStarter.

Fonte: Exame

Sem Comentários

Postar um Comentário