Topo

Iveco vai fornecer 1.580 tanques para o Exército até 2035

O Exército Brasileiro confia cada vez mais na força e potência da marca Iveco, pois acaba de encomendar 1.580 tanques Guarani que serão entregues até 2035. Os novos tanques deverão substituir os Urutus, modelos usados atualmente.

O veículo blindado recebeu o nome de Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani, é anfíbio e tem tração 6×6. O contrato foi assinado no ano passado ao valor de R$ 5,9 bilhões.

O blindado possui motor importado da Argentina, e é montado na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais. Sua potência chega a 383 cavalos (o que equivale seis carros de passeio), por isso seu desempenho em rampas muito inclinadas é bem alto. Ele é abastecido com diesel e querosene de aviões.

Os tanques contam com transmissão automática e capacidade anfíbia. Eles podem transportar até 11 pessoas e tem peso bruto de 18 toneladas. Em sua composição, nada menos que 9 mil peças – e algumas montadas de forma artesanal. Por isso, o processo de produção leva em média três meses por unidade.

Seus sistemas operacionais foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, como o posicionamento global por satélite (GPS), a capacidade de operação noturna e uma série de outros acessórios que fazem do blindado um veículo ainda mais luxuoso.

Com a experiência da Iveco e a tecnologia empregada no desenvolvimento dos veículos, os Guaranis vêm para reforçar a liderança da montadora na América Latina. Ela, que já é líder no desenvolvimento de veículos pesados, também se destaca no desenvolvimento dos veículos de defesa.

Acompanhe todas as novidades no Blog da Iveco.

Sem Comentários

Postar um Comentário