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Iveco recebe menção honrosa pelo projeto Trakker Bi-fuel

A Iveco recebeu a Menção Honrosa na Categoria Tecnologia Diesel do Prêmio AEA de Meio Ambiente com o Trakker Bi-Fuel, projeto que motivou o desenvolvimento de um veículo comercial movido à energia renovável em parceria com a FPT Industrial e a BOSCH. A entrega da placa com a menção ocorreu durante a cerimônia realizada na última segunda-feira (11), em São Paulo (SP). Renato Mastrobuonno, que esteve à frente do projeto no Centro de Desenvolvimento de Produtos da Iveco, em Sete Lagoas, nos últimos três anos, representou a empresa no evento.

Fábio Nicora, Engenheiro de Produto Senior da Iveco e Senhor Sidney Oliveira, Vice-Presidente da AEA

O Iveco Trakker Bi-Fuel nasceu devido à importância do Brasil como o maior produtor e exportador de açúcar e etanol do mundo. O protótipo é um cavalo mecânico com tração 6×4 para até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), que pode ser utilizado em várias aplicações do setor sucroenergético, como o transporte de vinhaça. Para garantir a força, resistência e qualidade da Iveco, o veículo foi submetido a testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, e um time de engenharia totalmente dedicado.

O modelo utiliza um motor Iveco-FPT de seis cilindros e nove litros, sistema de injeção common rail e 360cv e 1.500 N.m de torque, de ciclo diesel. Possui dois tanques de combustível, um para etanol, outro para o diesel, que são abastecidos durante todo o período de testes com os mesmos combustíveis encontrados em qualquer posto de abastecimento. O etanol hidratado é injetado no ciclo de admissão e, após a compressão, é detonado com a injeção do próprio diesel. O sistema não exige aditivo ou antidetonante. As quantidades de cada combustível são dosadas pela central eletrônica do motor e variam de acordo com as condições de pressão, temperatura e carga. Apesar das variações nas dosagens de combustível durante o ciclo de funcionamento do veículo, para o motorista não há diferença no desempenho em qualquer combinação dos dois combustíveis. O desempenho se baseia no ciclo do motor operando com 100% diesel e o veículo pode ser revendido como um veículo diesel comum, preservando o valor de revenda.

O índice de substituição do diesel, ficou em torno de 40%, e a economia de combustível de 6% no custo por km rodado foi confirmada nos resultados preliminares e nos testes em campo.

2 Comentários
  • Lucas Fernando Rodrigues Guimarães

    A legenda da foto saiu errada, este na foto não é o Mastrobuono e sim o Fábio Nicora.

    15/06/2012 no 1:26 am Responder
    • Iveco Brasil

      Olá, Lucas.
      Agradecemos pelo seu comentário, a legenda já foi corrigida.
      Iveco

      15/06/2012 no 11:34 am Responder

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