Topo

Itens de segurança de um bruto

Nenhum motorista deseja sofrer ou provocar um acidente, por isso, além da atenção constante, há alguns itens obrigatórios que garantem a segurança de quem está por trás do volante e de quem está trafegando na via.

Separamos uma lista de itens básicos que você deve sempre conferir se estão ok antes de seguir viagem.

Cinto de segurança

O cinto de segurança todo mundo sabe que tem que usar, mas muitos se aventuram pelas estradas sem ele. Um grave erro, pois, no caso de algum incidente, ele pode ser o item que salva uma vida.

Por isso, antes de partir, verifique se ele está funcionando corretamente e, caso haja mais de uma pessoa na viagem, se há cintos disponíveis para todos os ocupantes.

Para-choque

Esse item não serve apenas para deixar o bruto mais estiloso, mas, também, para absorver o impacto no caso de uma batida. Por isso, ele deve ser de boa qualidade e ser aprovado pelos órgãos regulamentadores.

Cinto de segurança para árvore de transmissão

Aplicado, normalmente, em veículos pesados, ele tem como objetivo evitar que objetos da árvore de transmissão caiam na pista caso ocorra um acidente, aumentando a gravidade do ocorrido.

Pode ser um feixe ou uma barra metálica instalada na parte de baixo do caminhão.

Extintor e triângulo

Verificar a validade do extintor de incêndio é essencial antes de colocar o bruto na estrada! Como não é utilizado com frequência, muitos o esquecem na boleia a perder de vista, mas ele é um item importante que deve estar em dia.

Assim com o extintor, o triângulo de sinalização também é um item que costuma ser esquecido pelos motoristas, o que pode gerar complicações caso haja um acidente. Por isso, inclua-o no check-list!

Sinalização luminosa

Os faróis, os “olhos de gato” e todo o sistema de iluminação devem estar em bom estado e funcionando corretamente, mesmo que a viagem seja durante o dia. As luzes ajudam a indicar quando o freio é acionado, auxiliam ao passar pela neblina, etc.

Está tudo em ordem com seu bruto? Lembre-se de realizar esse check-list toda vez que for realizar uma viagem. A segurança vem sempre em primeiro lugar!

Gostou de nosso post? Comente abaixo e vamos trocar ideias!

Sem Comentários

Postar um Comentário