Guarani: a Revista Quatro Rodas testou e aprovou
O blindado Guarani, produto desenvolvido pela Iveco Veículos de Defesa em parceria com o Exército Brasileiro, é admirado e cobiçado por muitos. Mesmo estando a serviço dos nossos soldados, têm muitos civis que adorariam dar pelo menos uma volta nesse veículo lendário. A reportagem da Revista Quatro Rodas foi até o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro, e teve a oportunidade dirigir e conhecer de perto toda a potência e tecnologia desse carro.
A avaliação realizada pelo jornalista Paulo Campo Grande, que faz parte do livro O Homem que Dirigiu Tudo, começou já no primeiro contato. “Apesar de ter visto o carro antecipadamente por fotos, fiquei impressionado com suas dimensões. Com 7,1 metros de comprimento, 2,6 de altura e 2,8 de largura, ele é maior que um caminhão do tipo VUC (Veículo Urbano de Carga)”, disse Paulo.
O interior do veículo foi mais uma surpresa para o jornalista. “Enquanto reconhecíamos as pistas de testes e escolhíamos os locais para as fotos, viajamos na parte traseira da cabine – que, para nossa surpresa, se mostrou confortável. Nossa experiência em veículos militares é pequena, mas, ao contrário do que imaginávamos, o Guarani tem bancos anatômicos e suspensão macia. E há até ar-condicionado”, reforçou Paulo.
O motor também foi um dos pontos que impressionaram. “Já nos primeiros metros, é nítida a força do motor. Rodamos na pista off-road do CAEx, de terra batida. A impressão é de que o Guarani não se detém em nenhum obstáculo, dispensando o motorista de escolher a melhor trilha”, afirmou o jornalista.
O modelo realmente surpreendeu o jornalista, que fechou avaliação com o seguinte veredicto: “o Guarani deixou a nítida impressão de que os projetistas do Exército e da Iveco conseguiram fazer um blindado capaz de superar os antigos Urutu e Cascavel e de ter uma carreira de sucesso internacional”. Gostou? Quer conferir a reportagem completa? Então clique aqui.