Topo

Extintor ABC será obrigatório em caminhões

De acordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde o dia 1º de outubro de 2015, caminhões, caminhões-tratores, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos, micro-ônibus, ônibus e todos os veículos usados para o transporte de passageiros serão obrigados a se equiparem com extintor do tipo ABC. Essa é regra válida para todo o Brasil.

Aqueles que descumprirem as normas estarão sujeitos à multa no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os condutores também podem ter o veículo retido para regularização. Além disso, se torna infração de trânsito, com a mesma penalidade, se o extintor estiver fora do prazo de validade ou com o lacre rompido, não tiver o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e se estiver sendo transportado fora do lugar indicado.

De acordo com especialistas, o extintor com carga de pó ABC é muito eficaz no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos. Além disso, é capaz de eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.

Sem Comentários

Postar um Comentário