Topo
Restrição para caminhões

Exame toxicológico para condutores: já fez o seu?

Em março, entrou em vigor uma nova resolução elaborada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que torna obrigatória a apresentação de exames toxicológicos para motoristas de caminhões, ônibus e vans. A lei já está valendo, mas muita gente não sabe ainda qual a sua real intenção.

Bom. O principal objetivo do exame é diminuir o número de acidentes nas estradas brasileiras, decorrentes do uso de álcool e drogas. O exame identifica o uso dessas substâncias no organismo do motorista, afim de aumentar a segurança e diminuir os riscos nas estradas

O exame custa, em média, R$ 300 e é obrigatória sua apresentação no momento da renovação da carteira de motorista, a cada cinco anos. Ele tem validade de 60 dias, a contar da data que foi colhida a amostra.

Como é feito o exame?

Para realizar a análise toxicológica, podem ser utilizados os fios de cabelo ou as unhas do condutor. O exame é capaz de detectar substâncias usadas em um período de até três meses.

É importante a realização do exame para continuar trabalhando de acordo com as normas do CONTRAN, evitando maiores desgastes. Já fez o seu exame? Como foi? Conte pra gente nos comentários!

Sem Comentários

Postar um Comentário